A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Em ação civil coletiva do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnico Duchista, Massagista, Empregados em Hospitais e Casa de Saúde do Estado do Pará, na qual o Ministério Público do Trabalho PA-AP atuou como fiscal da lei, a 2ª Vara…

A inteligência à espera do Mecenato

Meu sobrinho e afilhado Marco Antonio Florenzano Mollinetti, 21 anos, apresentou seu trabalho científico intitulado “ABC+ES: A Novel Hybrid Artificial Bee Colony Algorithm with Evolution
Strategies”
  durante o GECCO 2014 (Genetic and Evolutionary
Computation Conference), a conferência mais importante do mundo sobre Inteligência
Artificial, em Vancouver(Canadá), agora em julho. 


Também tem outro trabalho científico selecionado, intitulado “A Novel Competitive Quantum Behaviour Evolutionary Multi-Swarm
Optimizer Algorithm Based on CUDA Architecture Applied to Constrained Engineering
Design”
, para o ANTS 2014 (Ninth Conference on Swarm Intelligence), a conferência
mundial mais importante sobre Inteligência de Enxame, em Bruxelas(Bélgica), que será realizada de 10 a
12.09.2014, na Université Libre de Bruxelles. 

Ambos os estudos abordam a área da inteligência computacional, com ênfase em
metaheuristica e otimização matemática, ou seja, problemas de difícil resolução aplicados
em diversas áreas, como a engenharia, biologia, logística e economia. Isto significa
que as contribuições têm grande potencial para tornar mais eficiente e rápida a fabricação de peças em indústrias metalúrgicas, rota ótima e em menor
tempo para logística, escalonamento de tarefas e detecção de padrões para softwares de
reconhecimento de imagem, entre outros. 
No futuro, essa técnica poderá permitir, por exemplo, análises de padrão em fotos de borboletas, a fim de evitar o tráfico de espécimes da floresta amazônica. Marco Antonio, que foi estagiário da Prodepa, pediu audiência ao governador Simão Jatene a fim de entregar cópia dos estudos para que o Estado do Pará faça bom uso deles.

Aluno concluinte do Bacharelado em Ciências da Computação e do Programa de Iniciação Científica, além de membro do Laboratório de Computação Natural do Cesupa, sob a orientação do Prof. Dr. Otávio Noura Teixeira, Marco Antonio Florenzano Mollinetti já publicou, em 2013, quatro artigos científicos. Mas o Cesupa negou patrocínio para custear as despesas com passagens, estada e inscrição nos dois eventos, mesmo elevando o nome do Pará e de sua universidade internacionalmente. Para Vancouver, ele foi com a ajuda de um Mecenas que não quer ser divulgado, a quem sou – e minha família – eternamente grata. Para Bruxelas, cujo orçamento total da viagem está em R$9 mil, ele ainda não tem qualquer amparo e corre o risco de não ir, dada a proximidade do evento. Faço um apelo a tantos para quem esse valor é irrisório no sentido de que  invistam no potencial de Marco Antonio, que merece, por sua inteligência, competência, esforço pessoal e honestidade de propósitos. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *