Publicado em: 3 de dezembro de 2025
Nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, em parceria com a Prefeitura de Capanema e diversas instituições do sistema de Justiça e cidadania do estado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, promove o evento “Carbono Zero – Ação de Cidadania e Recuperação Ecológica”, levando ações de educação ambiental, plantio de árvores em área degradada, além de serviços essenciais como a emissão de documentos e atendimento de saúde à população de Capanema e região.
A programação objetiva a recuperação de uma área degradada do Parque Natural Municipal Rio Garrafão e foi planejada para atender diretamente a comunidade do entorno da Unidade de Conservação, além de expandir os serviços de cidadania. A ação começa amanhã às 9 horas, na Igreja Assembleia de Deus Aliança de Fogo, com foco na Educação Ambiental voltada especificamente para os moradores do bairro da Vila Missinho (comunidade vizinha ao Parque Rio Garrafão).
Já na sexta-feira, das 9h às 14h, as atividades serão concentradas na Praça do Cristo e no Parque Natural Rio Garrafão. Neste dia haverá plantação de mudas de árvores e serviços de cidadania, incluindo emissão de Carteira de Identidade; Título Eleitoral e cadastro de biometria; 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; avaliação para concessão de gratuidade em pedido de retificação; consulta de processos em andamento da Justiça Federal; ajuizamentos de processos novos na Justiça Federal; orientações gerais sobre os serviços de registro civil; fotografias 3×4; alistamento militar; atualização do CADÚnico; Reclamação Trabalhista; teste rápido de HIV; verificação da pressão arterial; entrega de preservativos; campanha educativa ambiental; entrega de recicláveis; treino na urna eletrônica; CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Semagri).
Os serviços no município de Capanema fazem parte de uma etapa do “Projeto Carbono Zero” do TRE do Pará, previsto para o biênio 2025-2027. A intenção é cumprir a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Plano de Gestão de Logística Sustentável, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade institucional e à compensação das emissões de gases de efeito estufa, produzidos pelas atividades desenvolvidas diariamente pelo Tribunal.
A programação também é fruto de ampla colaboração entre o TRE do Pará, a Prefeitura de Capanema, o Tribunal de Justiça do Estado, a Justiça do Trabalho – TRT da 8ª Região (PA/AP), a Justiça Federal, a UFPA, as Polícias Militar e Civil do Pará, Exército, Semas e a Anoreg PA (Cartórios do Brasil).











Comentários