0
 

Primeira do Pará, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA) foi criada em 6 de novembro de 1998 e abrange os municípios de Santarém e Aveiro, com área aproximada de 690 mil hectares. Vivem na Aldeia Vista Alegre Capixauã 27 famílias (115 pessoas) sob a liderança da cacica Irenilce Kumaruara, 43 anos, a primeira mulher cacica, que criou uma junta de mais quatro mulheres coordenando a aldeia. Elas fazem a gestão da pousada do local, exemplo de economia sustentável. Ao todo, dez aldeias integram o território Kumaruara, de aproximadamente três mil habitantes.

A cacica e lideranças do povo Kumaruara tiveram uma roda de conversa com o presidente Lula, que visitou a aldeia acompanhado pela primeira-dama Janja e as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Lula ouviu reivindicações e firmou o compromisso de atender as demandas dos indígenas, como a construção de um centro de saúde equipado e acesso facilitado a profissionais, ambulância e transporte. Os compromissos anunciados pelo presidente também envolvem assistência na área de educação. “Haverá construção e ampliação das escolas padrão MEC, que é outra coisa que a gente pode atender após levantamento e reunião com o ministro da Educação e a Funai”, disse Lula. “Vamos anunciar ainda uma universidade indígena, com sede em Brasília. Já tem até prédio. Pode ter o curso principal lá, mas os estados vão fazer extensão para os jovens próximo de onde moram”.

Lula prometeu buscar soluções para ampliar o fornecimento de energia e moradias de qualidade. “Vamos colocar luz. Não vai demorar para o ministro de Minas e Energia vir conversar. Na habitação é preciso um levantamento de quantas habitações são necessárias, porque temos condições de trazer o Minha Casa, Minha Vida”, afirmou. “Tenho orgulho de que não existe ninguém que já tenha demarcado mais terra indígena e feito mais reserva do que nós, mas ainda é pouco, pela quantidade de anos que o povo foi esquecido”.

“Aqui se preserva 88%, pelas pessoas que vivem aqui há milhares de anos, a maior lição que existe para mostrar que é possível ter muita gente e preservar, e que no atual governo conseguimos reduzir muito o desmatamento no geral, mas nas unidades de conservação foi de 31% a redução em relação ao ano passado, e de 74% em relação ao governo anterior. Isso é muito trabalho no governo do presidente Lula”, ressaltou Marina.

Fotos: Ricardo Stuckert/PR

Lula visita Floresta Nacional do Tapajós

Anterior

O papel do transverso abdominal, do assoalho pélvico e da respiração consciente

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários