0
 

Neste sábado, 25 de outubro, entre 8h e 12h, a Praça dos Carroceiros, no bairro Nova República, em Santarém, acontecerá mais uma edição do Projeto Carroceiro Vet Legal, conduzido por estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNAMA Santarém sob a supervisão de professores. A iniciativa tem como foco a promoção da saúde e do bem-estar dos cavalos utilizados para tração, além de oferecer apoio e orientação aos trabalhadores que deles dependem.

A programação prevê atendimentos clínicos e procedimentos profiláticos, com a realização de exames e administração de medicamentos preventivos e curativos nos animais. Paralelamente, os carroceiros receberão informações sobre nutrição, manejo adequado e cuidados básicos, reforçando práticas que contribuam para a longevidade e a qualidade de vida dos cavalos.

O projeto, de caráter extensionista, busca aproximar o conhecimento técnico da realidade cotidiana, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso da instituição de ensino com a comunidade local. A ação, segundo os organizadores, também é uma forma de sensibilizar a população sobre a importância do bem-estar animal e do uso consciente da força de tração, ainda essencial à subsistência de muitas famílias.

O coordenador do projeto e professor do curso de Medicina Veterinária, Yuri Kobayashi, destaca o impacto social e formativo da iniciativa. “A valorização humana e o bem-estar animal caminham juntos. E é isso que buscamos promover com cada atendimento gratuito. Essa também é uma oportunidade vital para nossos acadêmicos aprofundarem suas habilidades clínicas, lidando diretamente com os desafios da saúde equina no contexto da tração”, explica.

Foto em destaque: Henrique Britto / Ascom Unama Santarém

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

TRE cassou e tornou inelegíveis prefeita e vice de Ponta de Pedras

Anterior

Conselho da Paz da Noruega se recusa a organizar cortejo do Nobel da Paz a María Corina Machado

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários