Publicado em: 17 de setembro de 2025
O Centro de Estudos Cinematográficos do Pará promove hoje, 17, às 18h30, na Casa das Artes, uma Roda de Cinema em homenagem ao cineasta brasileiro Silvio Tendler, que faleceu recentemente. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado de participação (4 horas).
A proposta da atividade é homenagear, refletir e contextualizar a obra e o pensamento cinematográfico de Tendler, cujo trabalho tem profundo vínculo com a história e a memória do Brasil. Em mais de 50 anos de carreira, o cineasta produziu e dirigiu mais de 70 filmes e 12 séries televisivas, tornando-se uma das vozes mais relevantes do documentário brasileiro.
Tendler popularizou o conhecimento e estimulou reflexões sobre a história do Brasil. Entre suas obras mais marcantes estão Jango (1984), Glauber – O Labirinto do Brasil (2003) e Utopia e Barbárie (2009).
A Roda de Cinema em homenagem a Silvio Tendler terá participação do professor Marco Antonio Moreira, que apresentará filmografia comentada de Tendler, entrevistas do diretor e a relação de sua obra com um cinema vinculado à memória e história do Brasil.
A Roda de Cinema é uma ação cultural mensal do CEC, com o objetivo de fomentar o estudo e a pesquisa de temas contemporâneos do audiovisual. Desde maio de 2025, o projeto é uma ação de extensão da Universidade Federal do Pará, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual. O CEC é coordenado por Marco Antonio Moreira, desde 2015.
Roda de Cinema – Homenagem a Silvio Tendler
Local: Casa das Artes
Data: 17/09/2025
Horário: 18h30
Entrada gratuita
Certificado: 4 horas









Comentários