0

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública, vinculado à Segup, transportou para Belém neste domingo (10) dois filhotes de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), uma das espécies mais ameaçadas de extinção. Os dois mamíferos aquáticos foram encontrados em Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, e em Portel, no arquipélago do Marajó. Agora, os dois bichinhos estão recebendo cuidados específicos no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens (Cetras) da Universidade Federal Rural da Amazônia. No caso de Monte Alegre, os veterinários imaginam que o pequeno peixe-boi tenha ficado pelo menos oito dias sem comer. Está muito magrinho, desidratado e com um ferimento nas costas, o que aponta a probabilidade de que a mãe tenha sido morta por arpão, que também o atingiu. O menor chegou desidratado e com perda de peso, mas não tão acentuada quanto o outro. Estão recebendo alimentação adequada, medicação e também assistência por causa do estresse sofrido e da viagem.

Em Monte Alegre, o filhote foi encontrado na quinta-feira passada (7) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que cuidou dele e pediu apoio à Semas para o resgate. Durante o traslado de Monte Alegre a Belém, a equipe tomou conhecimento do segundo animal, apelidado carinhosamente ‘Bené Baixinho’, encontrado no sábado (9) na comunidade São Benedito, área rural de Portel, no Marajó, e que estava sob cuidados do Instituto Bicho D’água.

A ação conjunta de resgate contou com diversos parceiros, entre eles a Comunidade São Benedito, Prefeituras de Portel e Monte Alegre, Ibama, ICMBio, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Bicho D’água, Semas, Universidade Federal do Pará, Cetras-Ufra e o Graesp, cuja agilidade e eficiência foram cruciais para salvar os dois filhotes de peixe-boi em situação de risco. O uso de aeronaves em operações de resgate como essa garante a segurança dos animais e a eficiência do processo, minimizando o tempo de resposta e maximizando as chances de sucesso.

Análise de DNA em Pompeia muda interpretações sobre vítimas do Vesúvio

Anterior

Espetáculo gratuito no Teatro Curro Velho

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários