0

Estabelecida no Brasil em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que acontece durante este mês em razão do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) que tem como principal objetivo quebrar o tabu sobre falar de saúde mental e suicídio. Segundo dados da OMS, o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo e, no Brasil, são registrados cerca de doze mil suicídios por ano.

Justamente na última terça-feira, dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o rockstar Jon Bon Jovi conseguiu intervir em uma situação de risco e ajudar uma mulher em perigo, visivelmente angustiada, que estava na borda da ponte Seigenthaler Pedestrian, em Nashville, nos Estados Unidos, aparentemente prestes a saltar no rio Cumberland. Bon Jovi estava no local gravando um clipe quando ele e uma assistente de produção notaram a situação e rapidamente agiram para impedir uma tragédia.

De acordo com informações da Polícia Metropolitana de Nashville, ao perceber a mulher em estado de desespero, o cantor se aproximou dela com muita calma e ofereceu ajuda. As imagens de segurança mostram Bon Jovi acenando antes de começar uma conversa, demonstrando uma postura serena enquanto tentava acalmá-la. Ele e a assistente a convenceram a se afastar da borda da ponte. O local é conhecido por sua beleza, porém já foi cenário de outros episódios semelhantes – e inclusive foi nomeada em homenagem ao jornalista John Seigenthaler, um renomado editor do Tennessee que, nos anos 1950, quando ainda era repórter, impediu um homem de pular da ponte.

Jon Bon Jovi preferiu não comentar o ocorrido com a imprensa em respeito à pessoa que passou por um momento de crise e precisava de apoio.

rockstar, um ícone da cultura pop, é um artista profundamente comprometido com o trabalho humanitário através da Jon Bon Jovi Soul Foundation, organização criada por ele em 2006, que já ajudou milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade e tem como missão combater o ciclo da fome, pobreza e falta de moradia por meio de parcerias e iniciativas que promovem programas sociais e financiamentos para organizações comunitárias inovadoras. O foco principal da fundação é maximizar o potencial humano daqueles que enfrentam essas dificuldades, oferecendo suporte para o desenvolvimento de programas que forneçam alimentos, moradia acessível, além de serviços sociais e treinamentos para o mercado de trabalho. A missão é promover soluções duradouras para restaurar o orgulho e a autossuficiência das pessoas, uma alma por vez.

Entre as principais iniciativas da fundação está o JBJ Soul Kitchen, um restaurante que oferece refeições saudáveis e de origem local em um ambiente acolhedor. O projeto tem uma abordagem inovadora para combater a insegurança alimentar: os clientes em situação de necessidade podem se alimentar sem custos, enquanto os que podem pagar são incentivados a “pagar adiantado” para ajudar a cobrir as refeições de outros. Além disso, a JBJ Soul Kitchen promove o voluntariado, oferecendo oportunidades para que os indivíduos se envolvam e deem sua contribuição para a comunidade, criando um ambiente de respeito, dignidade e solidariedade.

*Se você ou alguém que conheça está passando por um momento difícil, telefone gratuitamente para 188 ou acesse o site do CVV para atendimento por chat, e-mail e marcação de atendimento presencial.

O SAMU pode ser acionado em situações de emergência médica, incluindo crises psicológicas graves e tentativas de suicídio através do telefone 192.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Banco Vermelho Gigante alerta quanto a feminicídio

Anterior

Cachorro vai receber pensão alimentícia

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários