A Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) recebeu proposta do Conselho Municipal de Educação (CME) para promover curso de especialização em Gestão Escolar com Ênfase em Educação Ambiental para os gestores escolares da rede municipal de ensino. A ideia está sob a análise dos educadores do Centro de Formação Paulo Freire. O curso seria ofertado gratuitamente, com carga horária de 410 horas, inicialmente ofertando 60 vagas, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo professor José Bittencourt.
A ideia é contribuir com a implementação de medidas de fomento ao debate sobre mudanças climáticas, assegurar melhoria da gestão escolar às práticas pedagógicas de Educação Ambiental, além de potencializar a capacidade crítica, criativa e inovadora nas unidades educativas em relação à crise ambiental contemporânea, foco na promoção da justiça ambiental e transformação social
O processo formativo na educação municipal é uma das ações da Prefeitura de Belém direcionadas à Conferência Anual da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.
O curso apresenta suas bases nas ideias freireanas da educação popular, ecologia política e nas concepções decoloniais.
Comentários