Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a professora doutora Leila Márcia Elias participou recentemente do Congresso Internacional de Contabilidade da Universidade de São Paulo. Como parte da programação do Núcleo de Contabilidade e Meio Ambiente da USP, que ela compõe, mediou os trabalhos que debateram a evolução dos relatórios integrados e a importância do ESG para as empresas e o governo.
A sigla em inglês significa Enviromental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), conjunto de práticas ambientais, sociais e governança que toda empresa que se valoriza deve ter. “Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação”, explica Leila Elias.
Estudo realizado pelo The Boston Consulting Group revela que as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentaram resultados melhores ao longo do tempo. Além disso, podem ser critério decisivo na escolha dos investidores. Por ser conceito recente no Pará, as empresas ainda estão implantando o ESG. As pioneiras são as multinacionais, já pressionadas pelo mercado.
Comentários