0
 
Hoje é o último dia para se inscrever no XVIII Ifnopap – Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense, o Campus Flutuante da UFPA, que vai levar, até o próximo dia 9 de agosto, cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores e estudantes, para vivenciar formas de troca de conhecimento e reflexão sobre questões da região amazônica, a bordo de um navio que percorre o trajeto Belém – Santarém – Oriximiná – Belém. 

O projeto, desenvolvido em parceria da UFPA com UEPA, UFOPA e UFRA, desenvolve atividades em Santarém amanhã e quinta-feira, 7, no Campus Amazônia, da UFOPA, no Campus da UEPA e na Escola do Parque. Na programação, ações educacionais, culturais e ambientais, além de mesas redondas, palestras e oficinas em diversas áreas científicas. Minicursos, palestras e oficinas serão ministrados por professores e pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, entre elas, a Universidade da Califórnia, localizada em Berkeley, nos EUA.  A ideia é levar ensino, pesquisa e extensão para as comunidades ribeirinhas.

Em 2000, o encontro foi sediado em Oriximiná. No domingo passado, assistindo a uma das manifestações culturais mais particulares da Amazônia, o círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná, o tema do XVIII Ifnopap se tornou palpável: De volta ao Trombetas, com vistas à Biodiversidade e à Cultura – “sob as bênçãos de Santo Antônio”
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa arguiu futuro conselheiro do TCE

Anterior

MPE faz devassa em Novo Repartimento

Próximo

Você pode gostar

Comentários