0
 
A escola municipal de ensino fundamental Nelson Cordeiro de Lima, em Cachoeira do Piriá (PA), é a primeira a ficar pronta de quatro que serão reformadas com recursos do pagamento de precatórios, cobrados em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, após o descumprimento de termo extrajudicial. É que, em 28 de janeiro de 2002, a prefeitura local firmou um Termo de Ajustamento de Conduta, com foco no combate e erradicação do trabalho infantil, que acabou por descumprir. Acionada pelo MPT,  fez acordo nos autos e a multa foi revertida para a reforma e ampliação de 4 escolas da própria municipalidade.
Serão reformadas também as escolas M.E.F. Dep. Antenor Oliveira, Francisco Inácio de Souza e do Jiboia, totalizando R$ 11.443.511,95 pagos por meio de precatórios (requisições de pagamento feitas ao ente público em função de decisão judicial definitiva e condenatória). 

O município deverá continuar a cumprir as cláusulas do TAC, conforme vem fazendo ao envidar esforços para a criação e efetivação de políticas públicas direcionadas à profissionalização das famílias, ao mapeamento do trabalho infantil e à promoção de palestras e oficinas sobre o tema.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Palavras de Autores

Anterior

Sindifisco quer lista de sonegadores

Próximo

Você pode gostar

Comentários