Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

“Votos de Esperança” transforma vidas de ex-presidiários

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e o diretor geral da Organização Social Associação Polo Produtivo Pará, Artur Jansen, que administra a Fábrica Esperança, celebraram parceria que resultou no projeto “Votos de Esperança”, através de Termo de Cooperação.

O projeto consiste na transformação de urnas de lona inservíveis para votação em sacolas e mochilas ecológicas. A confecção dos produtos é um trabalho dos egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Pará atendidos pela Fábrica Esperança, que já utilizaram mais de duas mil urnas de lona no projeto de descarte sustentável. Todas elas estavam com avarias e, por isso, foram consideradas sem utilidade pela Comissão de Desfazimento do Tribunal. A lona é um tecido de uso intensivo empregado em produtos de grande resistência e durabilidade.

Além da reciclagem, que ajuda a reduzir os resíduos sólidos, e reaproveitamento do material em algo útil, a ação do TRE-PA incentiva a ressocialização de egressos do sistema prisional, que têm a oportunidade de aprender um ofício e poder retornar à sociedade com dignidade. Os ex-prisioneiros sofrem preconceito e são excluídos do mercado de trabalho, e o tribunal age concretamente transformando vidas.

A parceria não envolve qualquer ônus financeiro para o Tribunal, mas o “Votos de Esperança” impacta fortemente na vida de seu público-alvo. Permite a reinserção social, viabiliza a capacitação profissional, geração de emprego, renda e educação. As mochilas e sacolas ecológicas serão distribuídas como parte do material de apoio que os alunos da Associação Polo Produtivo Pará recebem ao iniciar seus cursos, juntamente com uniformes e material didático.

Foto: Thalles Puget  

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *