O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo Arroyo, entregaram ontem, 24, duas bolsas integrais de graduação a beneficiárias de programas municipais de atendimento à mulher. “Esta parceria da Prefeitura com a Unama é uma forma concreta de ajudar mulheres empreendedoras a realizar um sonho e mostrar para outras mulheres que, com muita luta, muito trabalho, muita determinação e com a ajuda de instituições compromissadas com a formação, é possível dar grandes saltos, no futuro”, declarou Edmilson Rodrigues.
Uma das contempladas, Eliza Lisboa, 38 anos, ganhou bolsa integral do curso de Gastronomia, do qual a Unama é pioneira na região. Há dois anos ela participa de programa de formação, aprendeu a fazer geleias e se tornou empreendedora. Numa feliz coincidência, ela é atendida pelo programa Donas de Si, promovido pela Prefeitura de Belém através do Banco do Povo, cujo idealizador e primeiro presidente no primeiro mandato do prefeito Edmilson Rodrigues foi o economista, professor e pesquisador João Cláudio Arroyo, marido da reitora.
“Vou aproveitar muito esta oportunidade e dar o melhor de mim, para que eu me torne uma profissional renomada. Valeu a pena acreditar no Donas de Si, é o que eu digo para todos que fazem o curso. Inclusive, até indico e compartilho com outras pessoas, porque é muito importante que a prefeitura se preocupe, principalmente com as mulheres”, disse.
Júlia Vitória Simão, de 18 anos, atendida pela Coordenadoria da Mulher com cestas de alimentação semanais da Prefeitura, contou, emocionada, que será a primeira pessoa da família a cursar uma faculdade. “E estou mais feliz ainda por ser o curso que sempre sonhei, o de Fisioterapia”, complementou.
A bolsa para o curso de Fisioterapia – o mais disputado no vestibular, depois de Medicina – é de cinco anos, e a de Gastronomia é de dois anos. “Nós estamos muito felizes em poder participar dessa parceria. Acreditamos que a graduação é um ponto fundamental para que as mulheres possam, por meio da formação acadêmica, melhorar a sua atividade profissional”, pontuou a reitora Betânia Fidalgo, cuja gestão na Unama é marcada por iniciativas em prol do protagonismo amazônida e, em especial, feminino, em todos os setores, como o projeto Ser Mulher, da Unama e do grupo Ser Educacional. O Pró-reitor Éden Ferreira participou da cerimônia.
Comentários