0

A carreta itinerante da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) atende a partir da próxima segunda-feira, dia 22, quatro municípios do Nordeste do Pará: Capitão Poço, Ourém, Bragança e Salinópolis. Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Caixa Econômica Federal atuam em parceria com o TRT8, prestando serviços de cidadania. “Com os órgãos parceiros nós conseguimos a documentação eventualmente necessária para uma reclamação trabalhista, bem como orientar e esclarecer quanto aos direitos trabalhistas. O Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e CEF viabilizam esse esclarecimento inicial e, sendo o caso, a pessoa pode atermar sua reclamação”, explica o juiz Avertano Klautau, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

 A carreta itinerante foi idealizada pelo presidente do TRT8, desembargador Marcus Losada Maia, para aproximar ainda mais o Tribunal da população, indo em cada município a fim de facilitar o acesso, superando as barreiras de acesso à Justiça.  “Dúvidas quanto ao FGTS, salário mínimo, férias, 13º salário, aposentadoria e contrato de trabalho, entre outras, podem ser tiradas durante o atendimento da carreta itinerante do TRT-8”, comenta o desembargador federal do Trabalho.

O cronograma de atividades da carreta itinerante começa no dia 22 de abril, de 8h às 14h, na praça da Igreja da Matriz, centro de Capitão Poço. O cidadão passa pela Triagem e deve ter em mãos um documento oficial com foto. “É natural que o serviço de esclarecimento seja o primeiro passo, se tem dúvida como está o vínculo quanto ao INSS, ao Ministério do Trabalho e Emprego. A pessoa passa por uma triagem e, dependendo da situação, é encaminhada para os quatro órgãos que participam da ação. Ela participa de todos os atos sem ter que sair do município de residência”, detalha o juiz do Trabalho Avertano Klautau. 

No dia 23 de abril a carreta do TRT-8 atenderá na orla de Ourém, na Concha Acústica Thomaz Ruffeil, que fica na travessa Tembés, nº 1, no horário de 8h às 14h. Nos dias 24 e 25, os moradores de Bragança, terra da Marujada e da tradicional farinha d’água, recebem os serviços na Estação Cultural Armando Bordalo da Silva, que fica na Praça da Bíblia, no bairro Alegre. Encerrando a programação da Justiça Itinerante na região nordeste, os moradores de Salinópolis recebem as ações na sexta-feira, 26, de 8h às 14h, na Praça Luiz Souza Bentes, no bairro da Ponta da Agulha.

Mais informações no site do TRT8 ou pelo whatsapp 91 4008-7138 (Cejusc Belém) e telefone 4008-7138 (Cejusc Belém). 

Criança de 8 anos era torturada no Marajó

Anterior

A prisão de Wlad e a violência política contra a mulher

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários