0

Roqueiro mais antigo do Brasil, aos elétricos 96 anos, Mestre Laurentino recebeu do prefeito Edmilson Rodrigues um certificado de reconhecimento à sua trajetória, que inspira a cena cultural de Belém, no dia da reinauguração do Complexo Ver-O-Rio. Nascido em 1º de janeiro de 1926 em Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, compositor e instrumentista, Mestre Laurentino gerou 27 filhos, tem música na veia, esbanja alegria, sabedoria e gingado. Sua composição mais conhecida, Lourinha Americana, foi gravada até por Gilberto Gil e Mundo Livre S/A. Ele estourou nas paradas de sucesso com essa música, no dia 4 de abril de 1998, em Belém, no festival Rock 6 Horas, no Mercado de São Brás, aos 72 anos, em meio a jovens roqueiros, sempre com suas roupas coloridas, cheio de anéis e a sua gaita inseparável.

Nesse dia, o estiloso idoso não aguentou fazer parte da pleteia. Foi ao organizador do evento, o empresário e produtor cultural Ná Figueiredo, e disse que gostaria de tocar no festival. A banda Mangabenzo era a próxima a ser apresentar, os integrantes toparam e o levaram para o palco. Quando Laurentino tocou Loirinha Americana o público delirou. A partir daí a banda Mangabenzo acolheu e o acompanhou alguns shows, e depois alguns integrantes formaram com ele o Coletivo Rádio Cipó & Mestre Laurentino, que incluiu Dona Onete. Gravaram o disco ‘Formigando na Calçada do Brasil’, em 2005, rodaram o país divulgando esse trabalho feito no bairro da Pedreira com gravações caseiras e utilizando a música eletrônica com a Web 2.0, que permitia o compartilhamento de arquivos e chegaram até na Europa.

A merecida homenagem foi seguida por apresentação cultural que contou com a participação do guitarrista Delcley Machado e do baixista MG Calibre e banda, além de Mestre Laurentino. Jazz com sons amazônicos, choro, rock e bossa nova na noite musical.

Debruçado sobre o rio em pleno centro de Belém, importante espaço de lazer para famílias, jovens, crianças e idosos agora podem aproveitar no complexo as tardes ensolaradas, contemplar o por do sol nas passarelas e calçadas com pedras portuguesas do Ver-O-Rio, que dispõe de quadra de areia, playground e equipamentos para a realização de atividades físicas, em meio a paisagismo que reforça a identidade amazônica.

Ao entregar a obra, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou o simbolismo do local. “É um espaço onde o povo contempla o rio. Local que ajuda a gerar renda para diversas famílias, para diversão, um verdadeiro urbanismo para possibilitar a cidadania. O Ver-o-Rio permite ao povo de Belém que a reconheça como cidade ribeirinha”.

Administrado pela Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), o Ver-O-Rio ganhou sinalização e ciclofaixa. Também foi criado o Grupamento Especial Turístico da Guarda Municipal, com câmeras de videomonitoramento na área. Trinta e dois comerciantes atuam no local, cadastrados, tanto nos quiosques quanto nos equipamentos. Seis permissionários receberam o crédito solidário, disponibilizado pelo Banco do Povo, no total de R$ 21.500,00, com juros de 0,6%.
Seria uma noite perfeita não fosse a agressão perpetrada por Stefani Henrique Monteiro dos Santos contra uma senhora que filmava a chegada da comitiva oficial e teve seu celular quebrado, que mesmo assim registrou a face do agressor. Stefani Henrique se notabilizou por chefiar a tristemente famosa Milícia Cabana e protagonizou vários episódios de violência contra manifestantes, inclusive do próprio Psol. Ele também responde a processo criminal movido por M.S.A., tendo sido determinado que cumpra Medidas Protetivas (Lei Maria da Penha). Stefani chefia a segurança pessoal do prefeito, cujos apoiadores esperam que afaste imediatamente de sua equipe o agressor.
Ouvida, a prefeitura se manifestou através de nota enviada pela Comus: “A Prefeitura Municipal de Belém tomou conhecimento pelas redes sociais do incidente ocorrido na noite de quinta-feira, durante entrega da inauguração do complexo Ver o Rio e vai apurar os fatos com rigor e transparência. Desde já ressalta que não há qualquer orientação da gestão para que servidores impeçam manifestações de qualquer ordem a respeito das ações deste governo. Ratifica ainda total apoio ao diálogo democrático com a população e recomenda a participação popular nas assembleias do programa Tá Selado, onde o povo opina e decide obras e serviços que quer ver realizadas em nossa cidade”.

Dirigente do PCdoB acusado de estupro

Anterior

Rosa Monteiro – A Boa Sorte – Editora Todavia

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *