0

A mais nova ferramenta para tirar as principais dúvidas sobre regularização eleitoral e os demais serviços ofertados à população é a chatbot “Bertha”, assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense. O nome foi escolha do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, inspirado na zoóloga, educadora e ativista feminista Bertha Lutz, que se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, em especial na aprovação da legislação que garantiu o direito às mulheres de votar e de serem votadas.

Para utilizar a Bertha, basta enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços, desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral,  que é a seção responsável pelo serviço. Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções enumeradas na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com atendente humana (o).

Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.

O Disque Eleitor, canal de atendimento telefônico do TRE do Pará, também segue funcionando com o número 148 para que, por meio de ligação, as pessoas tirem dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral, tais como documentos necessários para realizar serviços da Justiça Eleitoral, endereços das zonas eleitorais, alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dado, locais de atendimento e outras informações sobre situação eleitoral. O número atende todo o estado do Pará, recebe ligações a cobrar e funciona, em dias úteis, das 8h às 14h, e não precisa pagar pela ligação.

Carretas ocupam ciclofaixa em Belém

Anterior

“Um momento de perigo histórico: ainda estamos a 90 segundos da meia-noite”

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *