0

Abaetetuba está dando o bom exemplo para o desenvolvimento sustentável da região ao lançar o programa Territórios Sustentáveis, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, destinado a impulsionar a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

A iniciativa se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase na igualdade de gênero, trabalho digno e combate à fome e à miséria. “Priorizamos estimular a participação das mulheres, reconhecendo que a agricultura também é um espaço delas. Não podemos deixar as mulheres de fora de um programa como esse, especialmente quando sabemos que são as maiores vítimas da fome e da miséria, muitas vezes sendo chefes de família”, ressaltou Francineti Carvalho, que é a primeira mulher prefeita de Abaeté, já em seu terceiro mandato.

O programa tem como objetivo principal a regularização ambiental e fundiária, acesso a linhas de crédito e seguro rural, além de assistência técnica para os agricultores e foi apresentado paralelamente à entrega dos resultados das análises técnicas aos agricultores e agricultoras cadastrados no município.

A prefeita de Abaetetuba enfatizou a importância de garantir as condições necessárias para que os agricultores familiares continuem trabalhando e produzindo de forma sustentável na Amazônia e ressaltou o papel fundamental dos agricultores locais, incluindo os ribeirinhos e as comunidades quilombolas, como verdadeiros guardiões da Amazônia. “Esta é uma parceria importantíssima. O programa Territórios Sustentáveis é uma das metas da nossa gestão. A preservação da Amazônia passa pela geração de renda e pela valorização daqueles que a protegem”, destacou Francineti.

O programa alcança 27 comunidades, incluindo 30 agricultores quilombolas, 30 ribeirinhos e 100 agricultores de terra firme em Abaetetuba.

Mar engoliu barracas na Ponta do Espadarte

Anterior

O xadrez eleitoral de Helder Barbalho em Belém

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *