0

O violonista clássico, professor, compositor, arranjador, pesquisador, produtor musical e idealizador do projeto “Cantar-o-lar!”, Salomão Habib, lança hoje a partir das 19h30, no Theatro da Paz, em Belém, as “Suítes Amazônicas”. São dez composições que se desdobram.

Na Suíte das Amazonas, há os movimentos Nhamundá; Infância, Dança das Guerreiras, Feitiço e Tambaramã, que fazem referência aos povos indígenas. A Suíte Outubro, que tem os movimentos Alvorada, Oração, Procissão e  Festa, claramente alude ao Círio de Nazaré. Já a Suíte Olímpia tem os movimentos Épico, Suspense, Comédia, Drama e Romance, que remetem aos gêneros teatrais e de cinema; e a Suíte Bacchus – menção expressa ao deus do vinho –, não à toa contém os movimentos Cabernet Sauvignon (Chanson), Touriga Nacional (Fado), Pinot Noir (Berceuse), Tempranilho (Bulería) e Malbec (Tango).

Agora já dá para entender a participação especial da poeta e escritora Márcia Kambeba, do poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, do sommelier Fábio Sicilia e do professor e crítico de cinema Marco Antônio Moreira no espetáculo, um momento marcante. Retomar a música no Theatro da Paz é uma emoção muito grande, pelo tamanho do talentoso artista, a importância do local e a beleza de um projeto que trata da literatura amazônica e distribuirá gratuitamente nas escolas de música de todo o Brasil o livro “Partituras das Suítes Amazônicas”.

Desagravo a magistradas

Anterior

Contêineres na rua

Próximo

Você pode gostar

Comentários