Um arrastão alegre e do bem vai colorir Belém no domingo dia 6 de agosto, às 9h, na Praça da República. É o “Arrastão de Sorrisos Largos”, que abrirá a campanha destinada a disseminar informações sobre a fissura labiopalatal em todos os aspectos, incluindo o terapêutico, o humano e o social. O grupo #sóprakemama, integrado por familiares e amigos de crianças com fissura labiopalatal, de diferentes credos e classes sociais, se uniu a fim de valorizar as crianças e chamar a atenção de todos para o problema, conhecido popularmente como “lábio leporino”, que é mais comum do que se pode imaginar.
Anualmente, 1 a cada 650 bebês nasce com a má formação facial, associada a síndromes ou não. Dificuldades no tratamento são frequentes, pela necessidade de atendimento multidisciplinar para a reabilitação completa do paciente.
Uma associação em defesa dos direitos dos fissurados está surgindo no Pará. O primeiro momento é de mobilizar a sociedade, mostrando os fissurados como indivíduos completos, suas histórias de vida, de aceitação e superação, e que sofrem, sobretudo, pelo preconceito, que prejudica inclusive o acesso a informações quanto aos tratamentos gratuitos oferecidos pela rede pública.
Comentários