0

Em ação civil coletiva do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnico Duchista, Massagista, Empregados em Hospitais e Casa de Saúde do Estado do Pará, na qual o Ministério Público do Trabalho PA-AP atuou como fiscal da lei, a 2ª Vara do Trabalho de Santarém determinou que a Sociedade Beneficente São Camilo pague adicional de insalubridade de 40% (grau máximo) aos técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais (auxiliar de lavanderia), bem como de 20% (grau médio) a recepcionistas e atendentes, com os devidos reflexos sobre férias mais 1/3, 13º salário, repouso semanal remunerado e FGTS, em razão da exposição ao agente biológico associado à Covid-19, a partir da avaliação qualitativa do risco e não quantitativa.

“Não ficou comprovado nos autos a satisfatória entrega de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e, mesmo que houvesse, o mesmo não retira o direito à insalubridade em grau máximo, vez que há apenas redução dos riscos, e não sua eliminação, considerando a altíssima transmissibilidade do vírus causador da Covid-19”, acentua a sentença judicial.

A decisão levou em conta a avaliação do MPT quanto aos itens recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a proteção dos profissionais que exercem cargos de técnico de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais, que, no caso em questão, é compatível com a função do auxiliar de limpeza.

O pagamento do adicional é limitado aos trabalhadores que, efetivamente, desenvolverem suas atividades em condições insalubres acima dos limites de tolerância permitidos, exclusivamente enquanto estiverem no exercício dessas atividades.

A ação (ACC 0000199-65.2021.5.08.0122) reconheceu o direito ao recebimento do adicional, mas não será possível executar coletivamente a decisão. Os trabalhadores devem ajuizar ações individualmente para usufruto dos direitos, assistidos pelo sindicato da categoria ou por um advogado.

Existe um erro de etiqueta que quase todos os restaurantes atualmente cometem. Você sabe qual?

Anterior

Um bebê empelicado

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *