Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia

A poluição atmosférica mata sete milhões de pessoas no mundo a cada ano. Os dados são da ONU, e apontam a urgência de medidas a fim de reduzir a emissão de poluentes gerados pelo transporte. É questão de saúde pública e caminho sem volta para a melhoria na qualidade de vida nas cidades. A fluidez e a velocidade operacional representam ganho de desempenho que ajuda na eficiência ambiental e também atraem mais pessoas para o transporte público. Isso porque cada passageiro de ônibus contribui com apenas 15% das emissões de um passageiro de carro.  A renovação da frota, por outro lado, é por demais necessária, além de revisão completa do sistema. As prefeituras já podem contar com soluções tecnológicas de monitoramento do transporte público e de emissão de gás carbônico da frota, e o Brasil tem abundância de energia limpa e o potencial de captação de energia solar para gerar eletricidade, favorecendo a consolidação da mobilidade elétrica no país.

As prefeituras deveriam buscar parcerias com a Universidade Federal do Pará, que deverá deslanchar em agosto, com a volta às aulas presenciais, o “Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia” (SIMA), no Campus Belém. Através da criação de uma usina de geração de energia fotovoltaica, a UFPA usará ônibus e barcos elétricos, sistema de armazenamento a baterias, e eletropostos de abastecimento com a energia gerada dentro da Universidade. O primeiro ônibus do projeto, totalmente elétrico, já está disponível desde o ano passado. Trata-se de um ônibus BYD, modelo Viaggio G7, da Marcopolo 1050.

O SIMA é uma parceria entre a Norte Energia, o CPqD, a ABB, a BYD, e a UFPA. Essa rede foi costurada pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), sob a coordenação da professora doutora Maria Emília Tostes, especialista no assunto. Serão dois modelos de ônibus elétricos. O urbano fará o percurso interno no Campus Guamá, e o segundo a viagem entre os campi Guamá e Castanhal. Um barco elétrico, com geração fotovoltaica própria e baterias para armazenamento, beneficiará também a comunidade ribeirinha do entorno da UFPA. Foi concebido, ainda, um sistema de gestão inteligente com comunicação wireless e armazenamento e processamento em nuvem e um modelo de negócio visando inserir os produtos gerados no mercado.

A professora doutora Maria Emília Tostes idealizou essa infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas que permitirão o aumento da produção científica na área, com o desenvolvimento, no laboratório vivo que será o projeto, de dissertações, teses e patentes. O sistema de transporte inteligente será estruturado em seis subsistemas interligados.

Graduada, mestra e doutora em Engenharia Elétrica e da Computação, Maria Emília Tostes foi diretora do Instituto de Tecnologia – ITEC/UFPA, é coordenadora do PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e professora titular da UFPA.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *