0

O professor doutor Adriano Furtado, novo diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, tenta acalmar os profissionais da área. Toda a equipe responsável pela gestão da pandemia de covid-19, controle das endemias – como a dengue e a malária –, saúde e bem-estar animal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, além da vacinação em geral, especialmente contra gripe e sarampo, pediu exoneração anteontem.

O Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma tem as funções, ainda, de supervisionar os estudos de diagnóstico entomológico e controle de vetores; elaborar estudos e análises para o monitoramento do quadro epidemiológico e avaliação de impacto das políticas e programas de saúde.

O novo diretor é biólogo, mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Celular e doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários com Ênfase em Helmintologia. Atua como professor associado do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e diretor de Programas Estratégicos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, destacou o perfil técnico e científico do novo diretor e a continuidade do trabalho no Departamento de Vigilância à Saúde. O médico Cláudio Salgado, cujo trabalho é reconhecido como de grande relevância no combate à pandemia da covid-19 e no gerenciamento do processo de vacinação contra doença, pediu para sair em meio à crise administrativa que se instalou na Sesma e que motivou várias manifestações de protesto dos profissionais de saúde.

Cancioneiros em catalepsia

Anterior

Um estranho no ninho implodiu o PT-PA

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários