Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Semas põe tudo na internet

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Luiz Fernandes Rocha, inovou na relação com o público. Desde que assumiu o cargo, toda segunda-feira recebe pessoalmente os cidadãos que procuram a Semas para apresentar queixas, sugestões, tirar dúvidas ou resolver pendências. Em 2016 foram 1.896 pessoas atendidas. Outra medida foi o Portal da Transparência, onde ficam disponíveis informações atualizadas sobre a legislação ambiental e ferramentas como o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), além de dados sobre atividades de manejo, empreendimentos licenciados, termos de referência e documentos em geral. Com todos os processos podendo ser acompanhados via internet por qualquer cidadão, o licenciamento dificilmente sofrerá, digamos, interferências indevidas. É de fato um pioneirismo que merece ser registrado e, principalmente, seguido por todos os órgãos públicos, nos âmbitos municipal, estadual e federal.
As operações “Tempestas”, “Gaia”, “Garimpo”, “Safer River”, “R.I.P” e “Timber” resultaram na prisão de mais de 30 envolvidos em crimes contra a fauna e a flora no Pará, dentre eles cinco traficantes internacionais de peixes ornamentais. As ações foram coordenadas pela Assessoria de Inteligência e Segurança Corporativa da Semas, em parceria com a Polícia Civil do Pará, Batalhão de Policiamento Ambiental, Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Procuradoria Geral do Estado e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.  

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *