0
Foto: Thiago Gomes

São Félix do Xingu, que vive a Semana dos Povos Indígenas, aberta oficialmente ontem, foi a sede do governo do Pará, hoje. Estavam lá o governador Simão Jatene, o vice-governador Zequinha Marinho e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, além das secretárias de Estado de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene; de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda, Ana Cunha; e de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos. Jatene entregou a documentação da légua patrimonial do município, referente a uma área de 2.420,83 hectares, demanda que se arrastava há muitos anos porque, no passado, houve equívoco na descrição dos polígonos, o que precisou ser retificado pelo Iterpa, assim como o decreto que assegurava o repasse das terras urbanas. O governador também entregou 30 títulos definitivos de terra para produtores rurais, e premiou os vencedores das primeiras modalidades disputadas pelos indígenas: atletismo, arco e flecha e futebol de salão. 


Jatene recebeu das mãos dos caciques uma carta com as reivindicações dos povos indígenas que participam do evento. O direito à identidade cultural e sobre as terras ocupadas tradicionalmente pontuam o documento. 

“Na carta pedimos ao governador que olhe pelo povo Kayapó e também por todos os povos tradicionais do Estado. Ajudar também o povo Kayapó a resgatar a cultura e abrir as portas para receber as lideranças indígenas do Estado. Mais do que comemorar nossa cultura, nós queremos apoio para o nosso povo”, acentuou o cacique Bep-Nhoti Kayapó. 

Os deputados Miro Sanova e Jaques Neves também integraram a comitiva.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Promoção à 3ª Entrância no MPE-PA

Anterior

Concerto da OSAP no Theatro da Paz

Próximo

Você pode gostar

Comentários