1

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, que os recursos para a revitalização e requalificação do complexo do Mercado São Brás, na ordem de R$50 milhões, já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal. Durante visita ao local, Edmilson adiantou que a obra tem previsão para ser executada no prazo de 18 meses. Todos os trâmites administrativos serão realizados até o final deste mês de agosto, e logo após será aberto o processo licitatório.

O projeto foi doado à municipalidade pelo arquiteto Aurélio Meira. Consiste na modernização do mercado e do entorno, com áreas de lazer e convivência, bares, cafés, restaurantes e novos espaços para os cerca de trezentos pequenos comerciantes que atuam no local. Está previsto um mezanino, além de estacionamento.

“Faremos o restauro da arquitetura, que data do início do século XX. O espaço manterá a função de mercado, mas criaremos mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios e lazer, que permitirá o máximo de conforto para quem trabalha aqui e para quem for visitar”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues, garantindo que os comerciantes que atuam no mercado já conhecem o projeto, aprovaram e as obras podem começar ainda este ano, se o processo de licitação for rápido.

Ícone histórico construído em 1911, período áureo do ciclo da borracha amazônico, tombado como patrimônio histórico pelo Estado do Pará e Município de Belém, a expectativa da população é de que o Mercado de São Brás volte a esbanjar a beleza do projeto original do italiano Filinto Santoro, mesclando elementos dos movimentos art nouveau e neoclássico, e ao mesmo tempo se tornando mais moderno, como os mercados europeus.

“Será um espaço popular, que oferecerá diversos serviços para os moradores de Belém e turistas”, disse Edmilson Rodrigues.

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná teve show a 120m de altura

Anterior

Helder e o abecedário político parauara

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários