1

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, que os recursos para a revitalização e requalificação do complexo do Mercado São Brás, na ordem de R$50 milhões, já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal. Durante visita ao local, Edmilson adiantou que a obra tem previsão para ser executada no prazo de 18 meses. Todos os trâmites administrativos serão realizados até o final deste mês de agosto, e logo após será aberto o processo licitatório.

O projeto foi doado à municipalidade pelo arquiteto Aurélio Meira. Consiste na modernização do mercado e do entorno, com áreas de lazer e convivência, bares, cafés, restaurantes e novos espaços para os cerca de trezentos pequenos comerciantes que atuam no local. Está previsto um mezanino, além de estacionamento.

“Faremos o restauro da arquitetura, que data do início do século XX. O espaço manterá a função de mercado, mas criaremos mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios e lazer, que permitirá o máximo de conforto para quem trabalha aqui e para quem for visitar”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues, garantindo que os comerciantes que atuam no mercado já conhecem o projeto, aprovaram e as obras podem começar ainda este ano, se o processo de licitação for rápido.

Ícone histórico construído em 1911, período áureo do ciclo da borracha amazônico, tombado como patrimônio histórico pelo Estado do Pará e Município de Belém, a expectativa da população é de que o Mercado de São Brás volte a esbanjar a beleza do projeto original do italiano Filinto Santoro, mesclando elementos dos movimentos art nouveau e neoclássico, e ao mesmo tempo se tornando mais moderno, como os mercados europeus.

“Será um espaço popular, que oferecerá diversos serviços para os moradores de Belém e turistas”, disse Edmilson Rodrigues.

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná teve show a 120m de altura

Anterior

Helder e o abecedário político parauara

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

1 Comentário

  1. Já era tempo de uma grande reforma do Mercado de São Braz sem esquecer de preservar as linhas originais, herança dos bons tempos da arquitetura europeia.
    Depois de pronto, que não venham as depredações deste importante patrimônio cultural de nossa metrópole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *