A Prefeitura de Belém está convidando os moradores da Cidade Velha à Consulta Pública sobre a reforma e revitalização do prédio ao lado da Igreja da Sé, onde por muito tempo funcionou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).…

As eleições de 2022 coincidem com o bicentenário da Independência e os 90 anos de conquista do direito do voto feminino, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932. Durante todo o Império, as brasileiras não puderam votar e somente 43…

O Ecomuseu da Amazônia, da Fundação Escola Bosque (Funbosque) promoveu no domingo, 25, na Ilha de Cotijuba, o roteiro patrimonial, pelo encerramento da 16ª Primavera dos Museus. Os visitantes conheceram o pólo do Ecomuseu, a história de Cotijuba, que passa…

A prefeitura de Portel, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, lançou na sexta-feira passada (23) o projeto Marajó Sustentável, aliado ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará…

Resgate poético da vida ribeirinha

O lançamento da Coleção de Joias e Produtos de Moda “Paraensismo” no próximo dia 10, às 19h, no Espaço São José Liberto, vai dar o que falar. As expressões “já-me-vu”, “veropa”, “pavulagem”, “espia”, “arreda”, e “eu não sou tapioca para me derreter na chuva”, por exemplo, marcam o resgate poético da vida ribeirinha e urbana em Belém que viraram matéria-prima para o desenvolvimento criativo das peças. O resultado do trabalho de 25 marcas locais integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará e do Arranjo Produtivo Local de Design, Moda e Indústria do Vestuário vai ser realçado com um desfile apresentando conjuntos de colares e brincos, anéis, gargantilhas, braceletes, pingentes, vestuário e bolsas que estão na coleção.
Depois, tudo ficará em exposição – e à venda – até 10 de setembro de 2017
 

Há peças geométricas, com ângulos retos, detalhes orgânicos fluidos, movimentos geométricos do art déco, gestual leve da dança do carimbó, ícones ribeirinhos e formas pesadas e robustas como as mangas de Belém. 

São quinze microempreendedores e designers do ramo da joalheria: Aída Marion, Amorimendes, Bruna Altmann, Camilla Amaral, Celeste Heitmann, Danatureza, HS Criações, Ivan Silva, Ivete Negrão, José Leuan, Rayan Andersen, Robson Reis, Rosa Castro, Rosaurea Simões, Silabrasila. E dez do setor de moda: Ana Lúcia Ervedosa, Brenda Lopes, Graça Arruda, Ivan Silva, Ivete Negrão, Jose Leuan, Joseli Limões, Nilma Arraes, Renata Gonçalves e Vanuza Barbosa. Também participaram os ourives Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra e Joelson Leão. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *