0

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana buscando uma solução e selecionou uma outra empresa para realizar o pleito, desta vez por um site e não mais no app. A direção nacional da sigla informou que já houve mais de 26 mil tentativas de invasão no sistema, de fora do país, e que o partido está enfrentando e combatendo os hackers para garantir a lisura e integridade das prévias. A divulgação dos resultados será de três formas: percentual geral de cada candidato, percentual por grupo e números totais. O diretório nacional espera ter cerca de 70% de comparecimento nas prévias, o que dá cerca de 31 mil votos. Até o momento, 19 mil votos já foram computados.

Os ex-presidentes nacionais do PSDB Geraldo Alckmin, José Aníbal, Teotônio Vilela Filho, Pimenta da Veiga e Aécio Neves votaram em Eduardo Leite. Já Fernando Henrique Cardoso e José Serra declararam apoio a João Doria. Mas, nas recentes conversas com seus interlocutores frequentes, FHC disse ter pouco entusiasmo com Doria e repetiu não ter certeza se o partido deve lançar candidatura própria, em lugar de unir-se a outras opções que venham a se opor ao bolsonarismo e ao petismo.

Em São Paulo, caso Eduardo Leite vença as prévias, Geraldo Alckmin será o candidato a governador, em chapa pura tucana com Rodrigo Garcia na vice. No Pará a vitória do gaúcho pode significar a candidatura do ex-governador Simão Jatene.

Foi elaborado um tutorial para os filiados votarem sem erro. O primeiro passo é entrar pelo navegador no site. Não é preciso fazer download. O link estará disponível lá. Só os tucanos devidamente cadastrados no prazo legal para as prévias e que não conseguiram votar no último domingo, 21, poderão votar hoje. Quem não se cadastrou no aplicativo não pode mais se cadastrar agora, já perdeu o prazo. Quem já votou não precisa mais, o voto está assegurado e, mesmo com a troca do sistema, continua inviolável nas urnas eletrônicas e todos serão computados ao final da votação. Não há necessidade de novo cadastro para quem votará hoje, e nem de enviar documento de identificação, o mesmo que foi feito para o aplicativo Prévias PSDB servirá para votar pela BeeVote. Também não é preciso fazer validação facial. Na nova plataforma de votação a validação é feita através de Recaptcha e SMS. E ninguém pode solicitar o código para outro número de celular, o código só será enviado para o número usado no momento do cadastro.

Uma grande apreensão entre os votantes surgiu depois que um tucano apoiador de João Doria publicou nas redes sociais um vídeo afirmando que já havia mais de cinco mil votos para seu candidato. O presidente do PSDB, deputado federal Bruno Araújo, interveio e gravou um vídeo desmentindo a turma de Doria e garantindo que todos os votos são sigilosos. Cada votante recebe o comprovante de que concluiu sua votação com sucesso, mas esse comprovante não revela em quem a pessoa votou.

Confiram nas fotos o passo-a-passo da votação e o vídeo do presidente do PSDB.

Médico constrange aluna com menção jocosa a estupro

Anterior

A Síndrome do Ninho Vazio

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *