0
Paulo Rabello Castro, atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, será o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A economista Maria Sílvia Bastos Marques renunciou hoje à presidência do BNDES. A posse deve ser na semana que vem. e ainda não se sabe quem ocupará a presidência do IBGE. 

Maria Sílvia alegou razões pessoais para entregar o cargo mas é público e notório que preferiu se afastar do banco, que está no olho do furacão após as denúncias dos donos da Friboi. Executiva muito experiente e respeitada, ela é do tipo linha dura e deixou muita gente descontente, tanto os funcionários do BNDES, porque não passou a mão na cabeça de ninguém, como também de setores empresariais, que a acusavam de ter fechado as torneiras do banco. 

É emblemática e não à toa a crítica feita por Joesley Batista em conversa gravada, se queixando da atuação de Maria Sílvia ao presidente Michel Temer. “Está bem travado”. 

Ou seja:o governo federal vai de mal a pior, porque gente séria que não compactua com malfeitos está saindo dele. Maria Sílvia já presidiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e o Instituto Brasileiro de Siderurgia, a Icatu Seguros e era sócia da MS &CR2 Finanças Corporativas. Fez parte dos conselhos de administração, no Brasil e no exterior, de empresas como Vale, Souza Cruz, Petrobras, Embratel, Arcelor, Anglo American, Grupo Pão de Açúcar, Light e Marsh McLennan Companies, entre outras. Foi secretária municipal de Fazenda do Rio de Janeiro, presidente da Empresa Olímpica Municipal desde sua criação, em 2011, até 2014. Recebeu vários prêmios de reconhecimento no Brasil e no exterior, como o de Executivo de Valor, por dois anos sucessivos (2001 e 2002); Global Leader of Tomorrow 1999, pelo World Economic Forum; Líder Empresarial Mercosul – Brasil 1999, pelo Fórum de Líderes do Mercosul; e pela Time Magazine, em 1997, o One of the 12 Top Executives of the World.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Caso Pau D’Arco: policiais estão afastados

Anterior

A Ilha do Rato, na cheia do rio Surubiú

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *