0

Nas florestas ombrófilas do Conjunto de Glebas Mamuru-Arapiuns, que abrangem os municípios de Santarém, Juruti e Aveiro, com área prevista para concessão florestal de 102.468,18 hectares, no Oeste do Pará, o técnico Jefferson Moreira do Espírito Santo, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), encontrou nova espécie da família Passifloraceae (Passfilora carajasensis) e enviou as imagens para o pesquisador Leandro Valle Ferreira, do Museu Paraense Emílio Goeldi e coordenador do Projeto Flora do Utinga.

Identificada pelo pesquisador André Cardoso, do Museu Goeldi, e confirmada pela pesquisadora Ana Kelly Koch, da Universidade Federal do Mato Grosso, que descreveu a espécie pela primeira vez em uma publicação de março de 2021, nas florestas ombrófilas e áreas de transição de florestas e campos rupestres de altitude (cangas), em alguns locais da Serra Norte da Floresta Nacional de Carajás, na região Sudeste do Pará, como “espécie ameaçada”, segundo os critérios da International Union for Conservation of Nature (IUCN), pois tem sua distribuição restrita a alguns pontos. O trabalho foi publicado como “Passiflora carajasensis (Passifloraceae), a new species of subgenus Passiflora, séries Quadrangulares, from the Brazilian Amazon. Nortic Journal of Botany 39 (3):1-7)”.

A próxima etapa da descoberta será uma expedição botânica às Glebas Mamuru-Arapiuns, para coletar exemplares da espécie e determinar o tamanho das populações, a fim de confirmar seu grau de conservação.

Passiflora é o maior gênero da família, incluindo 575 espécies com distribuição pantropical. As plantas deste gênero variam como árvores, cipós lenhosos e, principalmente, ervas lianescentes com gavinhas axilares. Apresentam estípulas e folhas muito variáveis em forma e coloração. As brácteas podem ser verticiladas ou alternas, persistentes ou decíduas, que protegem flores vistosas, as quais apresentam a corona composta por séries de filamentos que variam em número, forma e coloração, sendo geralmente a estrutura mais chamativa nas flores.

No Brasil já foram registradas 142 espécies de Passiflora, destas, cinquenta no estado do Pará, sendo doze em Carajás.

Um ecomuseu na marajoara Vila do Chipaia

Anterior

Alepa e governo efetivam direitos de negros

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários