Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

Pedalando por amor à vida

Ciclistas liderados pelo grupo Pedal Mulher Nota 100, com apoio de alunos e voluntários da Universidade Federal do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo, realizarão uma performance, nesta quinta-feira (23), das 8h às 10h, a fim de chamar a atenção para a verdadeira hecatombe no trânsito que ceifa vidas diariamente e reivindicar a implantação de uma ciclovia sustentável e humanizada no Campus da Saúde da UFPA, onde está situado o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). O objetivo é sensibilizar a Universidade para a importância de dar bom exemplo, compartilhar o conhecimento com a comunidade e investir em educação no trânsito da cidade universitária, onde transitam muitas pessoas diariamente a pé, de carro, de moto ou de bicicleta.

A ação coincide com a Semana Nacional do Trânsito, cujo tema este ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A programação também inclui o plantio de nove mudas de Ipês roxos e amarelos em frente ao ICSA – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em memória de Jean Lameira, ciclista e ex-aluno de Administração da UFPA que morreu atropelado na BR-316, em Ananindeua (PA), no último dia 20 de julho, aos 47 anos de idade, e assim expressar solidariedade à sua família. Em 1998, Jean Lameira foi o primeiro bolsista do Programa Oficinas Itinerantes: Ações Proativas em Favor das Atividades Fins da UFPA, coordenado pela administradora Gina Calzavara, que coordena, ainda, os três bosques da UFPA e o projeto Plantando Árvores por Pessoas.

Gina mobilizou profissionais da Engenharia Civil e Arquitetura, dentre outras áreas, para a elaboração do Projeto Ciclovia Sustentável e Humanizada, com foco no trecho crítico do campus da saúde, entre o portão 4 até a ponte de veículos do rio Sapocajuba. A proposta será em breve submetida à apreciação da Prefeitura Multicampi e ao Reitor, Professor Doutor Emmanuel Tourinho.

A intenção é envidar esforços para evitar que ciclistas morram, seja onde for, e ajudar a Universidade a acolher melhor as pessoas. Os pacientes do HUBFS, alunos, professores, servidores e trabalhadores que circulam no campus da saúde estão muito vulneráveis.

De janeiro a junho de 2021, só no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, foram atendidas 87 pessoas vítimas de acidentes envolvendo bicicleta. Uma tragédia indescritível para cada família, amigos, e toda a sociedade. Qualquer pessoa pode participar do ato público amanhã, que será ordeiro, pacífico e em silêncio, com todos os cuidados necessários. Todos devem usar máscaras, protetor solar e garrafinhas com água, por causa do calor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *