O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Alepa ganha reforma e readequação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, foi aclamado ontem por servidores e deputados após a sessão plenária, que se estendeu até as 15h, ao entregar os espaços reformados que já estão prontos para utilização. É que, em fevereiro deste ano, quando assumiu o cargo, o Palácio Cabanagem estava literalmente em ruínas. Nos setores administrativos, gabinetes parlamentares e inclusive o plenário, auditório, Sala VIP e Sala dos Ex-presidentes, corredores, garagem e até no hall principal havia infiltrações, tinha desabado o teto da Consultoria, da Procuradoria e de vários gabinetes, e alagado o plenário. Obras de arte de alto valor histórico estavam danificadas pela água que escorria nas paredes por conta de vazamentos, móveis e cadeiras velhos e estragados, computadores inservíveis, elevadores sem funcionar, banheiros interditados, escadas quebradas, sem corrimão nem faixa antiderrapante e, o mais grave, instalações elétricas e hidráulicas em curto circuito, chegando a acontecer um “apagão” que prejudicou muito tanto os serviços da administração da Casa quanto os trabalhos legislativos, e o risco iminente de um sinistro.

Chicão, que além de deputado é servidor efetivo da Alepa, enfrentou os problemas abrindo múltiplas frentes de trabalho. De imediato requereu vistoria técnica com laudo do Corpo de Bombeiros Militar e abriu processos licitatórios. Adquiriu gerador, substituiu as instalações elétricas e hidráulicas, e encarregou a arquiteta Sônia Soares, diretora administrativa da Alepa, da condução das obras, priorizando o que era de extrema urgência, tudo sob a sua supervisão e acompanhamento direto. Por causa de sua extensa agenda legislativa, política e administrativa, o presidente tem vistoriado os serviços à noite e aos finais de semana, a fim de agilizar tudo.

A ordem é garantir condições de trabalho dignas e acessibilidade. “É impossível um poder que deve dar exemplo para a sociedade, que cobra dos outros poderes, que aprova leis, não ter o mínimo de condições de trabalho. Nossos servidores estavam trabalhando de maneira precária, em ambiente degradado e insalubre, com o agravante de vivenciarmos uma pandemia. O trabalhador desta Casa precisa ser respeitado ao exercer sua função, seja ela qual for”, orientou o presidente.

As obras e serviços começaram em julho e uma parte está concluída, no subsolo, onde são desenvolvidos os trabalhos legislativos e os deputados ouvem reivindicações. O plenário Newton Miranda agora tem novo painel eletrônico para a votação dos projetos. A Assessoria de Imprensa e Divulgação foi modernizada, com salas exclusivas destinadas aos assessores de imprensa da Casa e aos jornalistas setorizados que acompanham as sessões presencialmente. Os espaços receberam móveis novos, bancadas apropriadas e sistema de som integrado. As galerias onde os visitantes podem assistir às sessões foram ampliadas, equipadas com novo sistema de refrigeração, som integrado e assentos novos. As obras continuam nas demais instalações.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *