Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Parque do Utinga reabre na sexta

FOTOS DE MÁCIO FERREIRA
O Parque Estadual do Utinga será reaberto ao público pelo Governo do Estado na próxima sexta-feira, dia 16, com apresentação do Boi Veludinho às 16h30, seguida de programação com crianças do Pro Paz e depois a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. No sábado, vai ter caminhada, a partir das 8h, com paradas para informações educativas sobre a fauna, flora e os novos espaços. 
Por conta da grande quantidade de pessoas, incluindo crianças e idosos, o Corpo de Bombeiros recomendou evitar durante a manhã do sábado o trânsito de veículos sobre rodas, como carros, bicicletas, skates e patins. Depois das 12 horas e durante todo o funcionamento do parque, a entrada e o uso por praticantes desta modalidade será liberada. No domingo, o parque abrirá cedinho, às 5h30, e funcionará até às 17h, assim como nos outros dias, de segunda a segunda. As pessoas devem ir com roupas confortáveis, sapatos apropriados para caminhada, chapéu, protetor solar e levar uma garrafa de água. E cada um deverá cuidar de seu lixo. 
Agora o PEUt tem circuito de pistas, estacionamento de 400 lugares para veículos e um centro de recepção aos visitantes equipado com auditório para 50 lugares, lanchonete, loja de souvenir, bilheteria e café.
Tudo em uma área equivalente a 1.340 campos de futebol (1.340 hectares), com mais de duzentas espécies de aves registradas e a maior biodiversidade de peixes em parques em todo o mundo (90 espécies catalogadas), ao lado dos lagos Bolonha e Água Preta, mananciais que abastecem Belém do Pará. 
Há preguiças, capivaras, tartarugas, jacarés e serpentes, 7 espécies de anfíbios e 26 de répteis, 4 espécies de pequeno porte e 23 espécies de médio e grande porte de mamíferos e 48 espécies de invertebrados aquáticos, além de ararajubas,  cujo último registro científico se deu há 150 anos e avistamento há mais de 60 anos,  em plena Região Metropolitana.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *