Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Parque do Utinga reabre na sexta

FOTOS DE MÁCIO FERREIRA
O Parque Estadual do Utinga será reaberto ao público pelo Governo do Estado na próxima sexta-feira, dia 16, com apresentação do Boi Veludinho às 16h30, seguida de programação com crianças do Pro Paz e depois a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. No sábado, vai ter caminhada, a partir das 8h, com paradas para informações educativas sobre a fauna, flora e os novos espaços. 
Por conta da grande quantidade de pessoas, incluindo crianças e idosos, o Corpo de Bombeiros recomendou evitar durante a manhã do sábado o trânsito de veículos sobre rodas, como carros, bicicletas, skates e patins. Depois das 12 horas e durante todo o funcionamento do parque, a entrada e o uso por praticantes desta modalidade será liberada. No domingo, o parque abrirá cedinho, às 5h30, e funcionará até às 17h, assim como nos outros dias, de segunda a segunda. As pessoas devem ir com roupas confortáveis, sapatos apropriados para caminhada, chapéu, protetor solar e levar uma garrafa de água. E cada um deverá cuidar de seu lixo. 
Agora o PEUt tem circuito de pistas, estacionamento de 400 lugares para veículos e um centro de recepção aos visitantes equipado com auditório para 50 lugares, lanchonete, loja de souvenir, bilheteria e café.
Tudo em uma área equivalente a 1.340 campos de futebol (1.340 hectares), com mais de duzentas espécies de aves registradas e a maior biodiversidade de peixes em parques em todo o mundo (90 espécies catalogadas), ao lado dos lagos Bolonha e Água Preta, mananciais que abastecem Belém do Pará. 
Há preguiças, capivaras, tartarugas, jacarés e serpentes, 7 espécies de anfíbios e 26 de répteis, 4 espécies de pequeno porte e 23 espécies de médio e grande porte de mamíferos e 48 espécies de invertebrados aquáticos, além de ararajubas,  cujo último registro científico se deu há 150 anos e avistamento há mais de 60 anos,  em plena Região Metropolitana.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *