No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural experimenta novas possibilidades que surgem com o avanço da web 3.0, além de expandir a presença no ambiente virtual, abrindo espaço neste universo para apresentar parte de seu acervo. Assim é que, na aba Metaverso de seu site, até o fim do mês o visitante encontrará uma seleção de dezesseis obras de artistas premiadíssimos e de alto conceito internacional, entre os quais @s parauaras Berna Reale (Indiana #1, 2015, impressão em papel epson colada em alumínio 149,50 cm x 99,60 cm) e Luiz Braga (Porto Grande noturna, 2007, pigmento impresso em papel fotográfico de algodão 105,00 cm x 70,00 cm), ao lado de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Hélio Oiticica, José Oiticica Filho, Vik Muniz, Regina Silveira, Sandra Cinto, Vicente de Mello, Igor Vidor, Albano Afonso, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Eduardo Coimbra e Eduardo Kac.
Também lança o Chamamento Itaú Cultural de projetos de arte e cultura no metaverso. Das 11h de hoje (6) às 18h do dia 26 deste mesmo mês, estão abertas as inscrições para o edital destinado a apoiar, fomentar e mapear trabalhos neste campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada unicamente por meio de formulário disponível no site da instituição.
A escolha de até dez projetos será feita em duas etapas por uma Comissão de Seleção composta por membros dos núcleos do Observatório e Tecnologia do Itaú Cultural e professores e profissionais atuantes neste mercado. Os nomes dos selecionados na primeira fase serão divulgados no dia 13 de outubro. O resultado será anunciado em 8 de novembro e em ambos os casos será publicado no site da organização.
Os critérios para a seleção dos trabalhos são proposta e adequação do projeto ao objetivo do chamamento, seguindo a temática da arte e cultura brasileiras e que sejam projetos no metaverso e estejam em fase de desenvolvimento. Serão levados em conta também a inovação, viabilidade técnica, formação, diversidade de distribuição geográfica e expressões artísticas.
Comentários