0
Os paraenses agora dispõem do Estatuto do Portador de Câncer, uma sistematização dos direitos dos pacientes, a exemplo dos estatutos do Idoso, da Criança e Adolescente e das Pessoas com Deficiência.  

O Pará está no topo de um triste ranking na região norte: o de casos de câncer de colo de útero. Entre os homens, lidera o câncer de próstata. A importância da discussão e prevenção à doença levou o deputado Eliel Faustino, líder do Governo na Alepa, a apresentar o projeto de lei n° 8588/18, aprovado à unanimidade e já sancionado pelo governador Simão Jatene. O Estatuto reúne e estabelece diretrizes para assegurar o direito dos pacientes, visando sua inclusão social e cidadania plena. Prevê base jurídica para apoios especiais (auxílio que favoreça a autonomia, o processo de reabilitação e a qualidade de vida), ajuda técnica (próteses, bolsas coletoras para ostomizados, entre outros) e procedimentos especiais (jornada flexível de trabalho). 

É o marco legal e regulatório dos direitos dos pacientes com câncer. Sem dúvida, uma bela iniciativa no sentido de garantir atendimento preferencial, igualdade de direitos e proteção. São 19 artigos que abordam os direitos dos pacientes, tratam das responsabilidades do Estado, das famílias, princípios norteadores e diretrizes que asseguram inclusão e cidadania aos pacientes.

Para dar a visibilidade necessária e facilitar o uso, a Alepa vai incluir o texto legal em seu banco de leis, disponível a todos no site.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Interinidade no comando da PM

Anterior

Advogado santareno vai a júri

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *