Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Ourilândia e Redenção pedem melhorias

Ourilândia do Norte tem só 29 anos de emancipação política, mas uma extensa lista de reivindicações, dentre elas um hospital regional no eixo da PA-279 que atenda seus habitantes e também os dos municípios vizinhos. Cerca de 600 famílias, amontoadas em cortiço em frente à cidade, aguardam assentamento. 

Redenção, que tem 100 mil habitantes e cresce de forma vertiginosa, alicerçada no agronegócio, reclama de morosidade na liberação do licenciamento ambiental rural. Hoje, os requerentes são obrigados a ir a Marabá ou Belém, percorrendo longa distância e enfrentando a burocracia. A expansão do serviço de hemodiálise no hospital regional, que neste mês realizou três inéditas cirurgias cardíacas, e a doação de 10 novos aparelhos de hemodiálise são outros pedidos. A fila pelo serviço é grande e cresce a cada dia. Há 25 pacientes internados à espera de vaga, situação que impede que pessoas com outros problemas de saúde sejam atendidas. 

Os pleitos foram apresentados a uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, que equacionou os casos: um consórcio de saúde envolvendo Ourilândia, Água Azul, Tucumã e São Felix do Xingu, com foco principal nos atendimentos de traumatologia, enfrentará, principalmente, o crescente número de acidentes envolvendo motocicletas e cirurgias seletivas como as de hérnia e vesícula. O Estado arcará com 51% do total dos recursos necessários e o restante ficará a cargo dos quatro municípios. Um prédio da Vale deverá ser transformado em hospital. E já foi assinado termo aditivo entre a Sespa e uma empresa de Belém a fim de ampliar o atendimento de hemodiálise no hospital regional, bancado pelo governo estadual com a participação do Poder Legislativo através de emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil, e a instalação de mais dez aparelhos de hemodiálise.

Márcio Miranda anunciou na ocasião a implantação, ainda este mês, do licenciamento ambiental simplificado, com o que o produtor rural, pelo computador do seu sindicato ou na sua propriedade, poderá obter o documento sem burocracia para produzir em paz e com segurança. 
Além disso, em algumas semanas um posto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade será instalado em uma área onde funciona o escritório da Secretaria de Estado de Agricultura, fruto de entendimento do presidente da Alepa com o governador Simão Jatene e os secretários de Estado Giovanni Queiroz (Sedap) e Luiz Fernandes (Semas).

Os deputados Thiago Araújo, Olival Marques, Júnior Ferrari, Fernando Coimbra e José Scaff integraram a comitiva.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *