
Ourilândia do Norte tem só 29 anos de emancipação política, mas uma extensa lista de reivindicações, dentre elas um hospital regional no eixo da PA-279 que atenda seus habitantes e também os dos municípios vizinhos. Cerca de 600 famílias, amontoadas em cortiço em frente à cidade, aguardam assentamento.
Redenção, que tem 100 mil habitantes e cresce de forma vertiginosa, alicerçada no agronegócio, reclama de morosidade na liberação do licenciamento ambiental rural. Hoje, os requerentes são obrigados a ir a Marabá ou Belém, percorrendo longa distância e enfrentando a burocracia. A expansão do serviço de hemodiálise no hospital regional, que neste mês realizou três inéditas cirurgias cardíacas, e a doação de 10 novos aparelhos de hemodiálise são outros pedidos. A fila pelo serviço é grande e cresce a cada dia. Há 25 pacientes internados à espera de vaga, situação que impede que pessoas com outros problemas de saúde sejam atendidas.
Os pleitos foram apresentados a uma comitiva de deputados estaduais, liderada pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, que equacionou os casos: um consórcio de saúde envolvendo Ourilândia, Água Azul, Tucumã e São Felix do Xingu, com foco principal nos atendimentos de traumatologia, enfrentará, principalmente, o crescente número de acidentes envolvendo motocicletas e cirurgias seletivas como as de hérnia e vesícula. O Estado arcará com 51% do total dos recursos necessários e o restante ficará a cargo dos quatro municípios. Um prédio da Vale deverá ser transformado em hospital. E já foi assinado termo aditivo entre a Sespa e uma empresa de Belém a fim de ampliar o atendimento de hemodiálise no hospital regional, bancado pelo governo estadual com a participação do Poder Legislativo através de emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil, e a instalação de mais dez aparelhos de hemodiálise.
Márcio Miranda anunciou na ocasião a implantação, ainda este mês, do licenciamento ambiental simplificado, com o que o produtor rural, pelo computador do seu sindicato ou na sua propriedade, poderá obter o documento sem burocracia para produzir em paz e com segurança.
Além disso, em algumas semanas um posto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade será instalado em uma área onde funciona o escritório da Secretaria de Estado de Agricultura, fruto de entendimento do presidente da Alepa com o governador Simão Jatene e os secretários de Estado Giovanni Queiroz (Sedap) e Luiz Fernandes (Semas).
Os deputados Thiago Araújo, Olival Marques, Júnior Ferrari, Fernando Coimbra e José Scaff integraram a comitiva.