A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

O Atlas da Dívida dos Estados Brasileiros, lançado no Fórum Internacional Tributário pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, aponta que a dívida ativa das empresas com os entes federados soma estratosféricos R$ 896,2 bilhões, significando 13,18% do PIB…

Ao abrir oficialmente o Forma Alepa/Elepa, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, destacou a importância do trabalho que vem sendo executado pela Escola do Legislativo, treinando, qualificando e atualizando gestores, vereadores e servidores públicos, que dessa forma…

Em Itupiranga, força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Auditoria Fiscal do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgatou sete trabalhadores em condições análogas às de escravos, em duas fazendas no sudeste paraense, e prendeu…

Orquestra Altino Pimenta no Theatro da Paz


Uma vida inteira dedicada à música. Assim foi a trajetória de Altino Rosauro Salazar Pimenta (1921-2003), que se consagrou como um dos mais importantes maestros da história da música no Estado do Pará. Em homenagem a este grande nome da cultura paraense, nesta terça-feira, 5 de julho, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, regida pelo maestro Miguel Campos Neto, apresenta em concerto a 2ª e a 8ª sinfonias de Ludwig van Beethoven, a partir das 20h, no Theatro da Paz. 

A programação faz parte do Ciclo Beethoven, no qual os músicos da UFPA estudam e apresentam as obras de um dos maiores compositores da história.
Além da orquestra, o grupo de violoncelos da 
Emufpa,  o UFPA Cello Ensemble, fará uma apresentação especial na abertura do evento.
A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos na portaria do teatro, a partir das  9h da manhã. Quem não conseguir é só ir na hora que, logo antes de começar o espetáculo, havendo lugares vagos,  é liberado o ingresso.

O ciclo das nove sinfonias de Beethoven compõe o cânone do repertório de orquestras sinfônicas de todas as faixas etárias e de todos os locais do mundo. A Orquestra Sinfônica Altino Pimenta já apresentou, em março deste ano, a 3ª Sinfonia de Beethoven completa, bem como a 1ª e a 5ª sinfonias completas em quatro concertos no mês de maio. Na última quinta-feira, dia 30 de junho, no auditório da Escola de Música, foi realizada a apresentação da 2ª Sinfonia, também de forma gratuita, seguida pelo grande ensaio geral para o concerto desta terça, 05, no Theatro da Paz. 

Fundada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta conta com 60 músicos dentre alunos da Emufpa e alguns convidados. Dentre as suas principais apresentações estão a montagem experimental da Ópera Don Pasquale (de Gaettano Donizetti), a participação no Festival Música na Estrada 2015, em Belém e em Macapá, e a produção da Ópera La Traviata (de Giuseppe Verdi). Tem como regente titular o maestro Miguel Campos Neto que, desde a sua criação, desenvolve primoroso trabalho na orquestra. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *