0

As obras de urbanização da orla e o muro de arrimo da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, já estão 85% concluídas. O perímetro descortina a mais bela vista da praia do Maçarico, inclusive a Ponta do Espadarte, do lado oposto. A chamada “pracinha” tradicionalmente era ponto de encontro dos veranistas e também dos moradores locais, pelo seu privilegiado mirante, principalmente ao por do sol e à noite, mas há décadas o mar vem solapando o cais e já tinha avançado perigosamente, a ponto de ameaçar a segurança da avenida e as construções ao longo da orla, prejudicando o turismo na cidade, principal polo turístico do Pará.

Em vistoria técnica na tarde da sexta-feira (4), o governador Helder Barbalho enfatizou que o investimento superior a R$ 56 milhões na obra vai revitalizar cerca de 800 metros da orla, emendando com a orla do Maçarico. Ademais, será urbanizada uma área em torno de 16 mil metros quadrados. A intervenção vai tornar o local um equipamento de integração urbana e social, reorganizando o traçado e oferecendo um espaço de convivência e lazer à população local e aos turistas, destacou.

A orla está ganhando novos postes de iluminação pública, quiosques, academia ao ar livre e parque infantil, além de áreas de contemplação para o mar e escadaria de acesso ao segundo patamar.

O muro de arrimo terá alturas variáveis, com estacas-pranchas na fundação, enquanto a parte superior vai conter o aterro. Serão utilizados tirantes para compor a segurança contra deslizamentos, a fim de suportar a força da maré. Já foi executado o sistema de drenagem, com  tubos PVC rígidos ancorados na parede do cais, revestidos do lado de dentro do muro com manta geotêxtil para retenção de partículas sólidas que, porventura, venham a ser levadas pelas águas pluviais. Esses perfis de proteção têm garantia de 50 anos do fabricante. A orla ficou elevada em torno de três metros, e a Avenida Beira-Mar, que tinha 9 metros, vai passar para 13 metros de extensão, com estacionamento, ciclofaixa e área de lazer. Participaram da visita o prefeito de Salinópolis, Carlos Alberto de Sena Filho (Kaká Sena); a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o senador Jader Barbalho; a deputada federal Elcione Barbalho e a deputada estadual Paula Gomes.

Flora ameaçada de extinção no Território Xingu

Anterior

O crime de perseguição (stalking)

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários