0
O clima é de deus-nos-acuda. Nada menos que 70 agentes da Polícia Federal, 17 auditores da CGU e 8 auditores da Receita amanheceram hoje cumprindo 15 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 8 conduções coercitivas  em Belém, Marituba, Tomé-Açu, Acará, Inhangapi e Vitória do Xingu. A Operação Lessons, que uniu a PF, Controladoria Geral da União, Receita Federal e  Ministério Público Federal,  desarticula esquema de desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em materiais didáticos para prefeituras do Pará
Conforme informações do MPF, as investigações iniciaram em 2016 e revelaram que a empresa foi constituída com o único objetivo de contratar com entes públicos, por meio de inexigibilidade de licitação e licitações fraudulentas, a preços superfaturados, além de prestar apenas parcialmente os serviços contratados. A denúncia afirma que os livros fornecidos aos entes públicos são de autoria do próprio sócio administrador da empresa, o que o caracterizaria fornecedor exclusivo. Para tanto, as licitações teriam sido direcionadas de modo a favorecer a contratação da empresa. O material didático é composto por 3 livros de inglês e 3 DVD’s,   vendidos ao preço unitário de R$ 1,8 mil para as prefeituras.

As acusações são de associação criminosa, frustrar o caráter competitivo do procedimento licitatório, peculato, corrupção passiva e tráfico de influência. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Parlamento Amazônico reuniu na Alepa e traçou metas

Anterior

Sucessor de Dom Azcona será anunciado pelo Papa dia 1º

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *