A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Operação Alcmeon

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal, em parceria com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Justiça Federal, deslancharam hoje a Operação Alcmeon para desarticular compra e venda de votos junto a uma turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva, 8 de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão, em Natal e Mossoró(RN), além de Recife(PE). 

Os principais clientes eram políticos encalacrados nas operações Pecado Capital, “Salt” e Lava Jato. Estão envolvidos advogados, o desembargador aposentado Francisco Barros Dias e um desembargador do TRF5 que já faleceu em 2013. Eles negociavam votos em sentenças criminais para libertar presos e liberar bens apreendidos. A pena de um ex-prefeito, por exemplo, que era de 28 anos de reclusão, foi reduzida para dois anos e oito meses, e substituída por mera restrição de direito. 

O esquema foi desvendado em delação premiada de um empresário. O grupo cobrava em média R$ 350 mil pelo serviço, sempre de forma antecipada. 

Foram feitas gravações ambientais, interceptações telefônicas, quebra de sigilo de dados fiscais, bancários, telefônicos e telemáticos, além da obtenção de documentos e colheita de depoimentos. O nome da operação faz referência a personagem da mitologia grega relacionado a traição e quebra de confiança.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *