0

A presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB), enfermeira epidemiologista Ethel Maciel, lança nesta segunda-feira (14), durante o Workshop da Rede-TB, no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, o livro “Mulher na ciência: meu relato sobre a luta e a existência durante a pandemia”. Doutora em Saúde Coletiva, Ethel Maciel é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Ela também é membro do Grupo Técnico Assessor da OMS para Tuberculose e integra a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

O livro, narrado em primeira pessoa, trata sobre a experiência de ser mulher e cientista durante a pandemia, em um contexto de negacionismo da ciência e da vida. A obra traz textos inéditos produzidos por ela de fevereiro de 2020 a dezembro de 2021 e uma coletânea de artigos publicados no jornal “A Gazeta”, além de escritos de amigos e colegas mais próximos, sobre o trabalho de orientação de políticas públicas para o combate ao vírus, realizado em âmbito estadual e nacional.

O 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP) tem como presidente o médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Júlio Croda. O evento marca os 60 anos da SBMT e a volta dos encontros presenciais depois da pandemia. Belém do Pará sedia o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina. Nesta edição, participam milhares de profissionais da saúde, dentre eles médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, veterinários, geógrafos, historiadores, técnicos da saúde pública, legisladores, enfermeiros, estatísticos, além de alunos de graduação e pós-graduação vinculados a diversos programas das áreas de ciências biológicas, medicina e saúde coletiva.

Nesse contexto, temas de grande relevância para a área de vigilância em saúde para os Estados e Municípios, estão sendo discutidos com os especialistas mais renomados do Brasil e do mundo. Técnicos dos programas de controle do Ministério da Saúde compartilham com os participantes as questões atuais da agenda do setor.

Iluminação pública de Belém está sendo renovada

Anterior

Passando a Voz – O Canto Feminino na Música Popular Paraense

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários