Nesta quinta-feira, dia 21, até o sábado, 23, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará oferece os cursos de qualificação e atualização do projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante em Santarém, atendendo toda a região do Baixo Amazonas, abrangendo também…

Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

O mar humano de fé em Belém do Pará

Fotos: Cristino Martins

Fotos: Sidney Oliveira

Mais uma vez, emoção indescritível mobiliza dois milhões de pessoas, em uníssono, no Círio de Nazaré. A virada do sábado para o domingo foi, como sempre, de vigília. E mesmo quem não participou da Trasladação, ontem à noite,  já guardava seu lugar em frente à Catedral da Sé, desde a primeira hora da madrugada. São 223 anos de uma manifestação de fé de proporções amazônicas, fenômeno sociológico nunca esgotado. 


Após a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Catedral da Sé exatamente às 6:10h, e percorreu os 3,7 quilômetros em cinco horas e meia. Às 11:35 ela entrou na Praça Santuário, saudada pela multidão de fiéis.

Os seis mil voluntários da Cruz Vermelha atenderam 1.018 romeiros que passaram mal, a maioria devido ao intenso calor do verão parauara. Os casos mais comuns foram desmaios, hipoglicemia, hipertensão e ferimentos leves. Mesmo com um verdadeiro mar humano nas ruas, não houve um só gesto de violência. O sentimento era de amor e fraternidade. A polícia apreendeu três facas e uma serra usadas para cortar pedaços da corda atrelada à berlinda, para serem levadas de lembrança. Só isso. 

A programação do Círio de Nazaré continua hoje à noite, com o Círio Musical, na concha acústica da Praça Santuário, onde vários cantores católicos se  apresentarão até o dia 26 de outubro.

Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe e proteja a todas as famílias e esse fervor em sua homenagem sirva para resgatar a paz social, a justiça e a cidadania!

Confiram as fotos de Cristino Martins e Sidney Oliveira.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *