0

Vocês conhecem o puruí? É uma fruta considerada rara e exótica, utilizada por muitos povos indígenas na preparação de sucos, chás (da semente), doces e outros. Pertence à família Rubiaceae, a mesma do café (Coffea), considerada a quarta maior família de angiospermas do Brasil, que apresenta muitos compostos antioxidantes.

O conhecimento tradicional indica o uso do Puruí (Alibertia edulis) para combater a hipertensão. Estudos comprovaram uma atividade diurética potente e efeito hipotensivo e antihipertensivo significativo, inclusive a presença de antioxidantes, abrindo possibilidades futuras de serem utilizados como matéria prima para diferentes segmentos industriais.

Neste sentido, o processo de secagem da polpa do fruto, por exemplo, pode constituir uma forma prática e econômica para atender às demandas da indústria e do consumidor. A secagem de pastas e suspensões em leito de jorro tem se mostrado boa alternativa, fornecendo produtos em pó de alta qualidade e baixo custo. O processo de secagem também pode concentrar os componentes bioativos e, além disso, reduzir o desperdício pós-colheita e aumentar a vida de prateleira.

Estes da foto de Alex Ximango são de Alenquer, município da região do Baixo Amazonas (PA).

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Mangas em nanoemulsão

Anterior

O guariba-de-mãos-ruivas

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *