0

Mais da metade das mangas é descartada como resíduo. Mas a farmacêutica Rosa Alcione Rodrigues Sodré, com o financiamento da pesquisa pela Fapespa, criou uma nanoemulsão contendo óleo de manga obtido em laboratório.

O produto obteve resultados considerados excelentes nas análises, indicando a possibilidade de ser explorado comercialmente pela indústria. Obviamente alguns testes ainda precisam ser realizados, como os de prateleira, aplicabilidade, atividade antifúngica e a de ação anti-inflamatória. A pesquisadora explica que, se os resultados continuarem bons, o produto de sua dissertação de mestrado servirá de base para inúmeras aplicabilidades cosméticas, como hidratantes, condicionadores e protetores térmicos para a pele e o cabelo.

A autora, que também é profissional da área da beleza, explica que é difícil encontrar nanocosméticos no mercado e os que existem são muito caros.

A dissertação Obtenção e caracterização de uma nanoemulsão contendo óleo de manga para aplicação tópica foi defendida por Rosa Alcione Rodrigues Sodré em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Pará, com orientação do professor José Otávio Carréra Silva Júnior e divulgada no jornal Beira Rio, da UFPA.

Foto Alexandre de Moraes

Lançamento do 15º Guia Grande Belém

Anterior

O exótico e benfazejo Puruí

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *