O Novo Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, localizado no bairro do Benguí, em Belém, está atendendo somente casos de pediatria em urgência e emergência, incluindo o suporte a pacientes pediátricos do Hospital Regional Público Abelardo Santos. A partir da próxima semana, atenderá as especialidades de cirurgia geral e cirurgia vascular, informa o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, médico Sipriano Ferraz, detalhando que o hospital tem 115 leitos, entre leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência com 12 boxes adultos e 12 infantis, sala vermelha com leitos adulto e infantil, além de um isolamento adulto, dois infantis e seis salas de cirurgia. “Ao todo são 28 mil metros quadrados de área construída e estruturada para desenvolver atendimentos de urgência e emergência para demandas espontâneas, durante 24 horas, em média complexidade hospitalar em Pediatria, a princípio”, esclarece.
A retaguarda para esses procedimentos estará no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, por meio de uma série de exames disponíveis aos pacientes atendidos no local, como os de tomografia; raios-X; ultrassonografia e eletrocardiograma, além de laboratório de análises clínicas e patológica, os serviços de farmácia, nutrição e dietética e agência transfusional.
A próxima fase incluirá uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.
A expectativa é de que, a partir de agora, seiscentos profissionais atuem de forma direta e 450 de forma indireta no atendimento à população. O diretor-geral do Novo Pronto-Socorro da Augusto Montenegro é Carlos Ribeiro.
Comentários