0

A Universidade Federal do Oeste do Pará inaugura em Santarém (PA), nesta sexta, o novo espaço do Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam), que contará com novas tecnologias. Reestruturado com recursos da Alcoa Foundation, no valor de R$ 418.811,27, o novo laboratório tem 64,15m² de área construída, com capacidade máxima de ocupação de 25 pessoas. O local está dividido em duas salas – uma de processamento de dados e outra de armazenamento e de manuseio de equipamentos –, atendendo às normas brasileiras de acessibilidade a edificações, mobiliário e espaços.

“O Lessam ampara pesquisas científicas sobre a estrutura da litosfera e astenosfera, monitoramento da sismicidade do Norte do país, estudos de águas rasas e ambientais, geotecnia e refração rasa. Essas pesquisas são realizadas em trabalhos de conclusão de cursos vinculados ao Programa de Ciências da Terra e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), além de coorientações em dissertações e teses”, explica a professora Cíntia Rocha da Trindade.

Agora a Ufopa dispõe de equipamentos modernos, como o espectrômetro de absorção atômica, no curso de Geologia. Avaliado em R$ 578.744,38, o equipamento detecta a presença de metais nas amostras em análise e trará avanços principalmente nos estudos hídricos e metalogenéticos (minerais e minérios). Ademais, propiciará a produção de conhecimento científico de referência e de alta precisão na área de Geociências, trazendo autonomia nas análises químicas composicionais qualitativas e quantitativas multielementares.

O Lessam integra o conjunto de laboratórios do Centro Tecnológico de Geociências e Engenharia (CTGE), projeto resultante da parceria técnico-científica entre a Ufopa e a Alcoa Foundation que visa angariar investimentos em equipamentos e materiais para implantação de laboratórios e melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa é executada pelos professores Érica da Solidade Cabral, Cintia Rocha da Trindade e Michael José Batista dos Santos, juntamente com a Fundação de Integração Amazônica (Fiam).

Vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, o Lessam foi criado em 2017 com o intuito de amparar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das disciplinas das áreas de Sismologia, Sísmica e Geofísica Aquática. Tem como público-alvo discentes e docentes dos cursos de Geofísica, Geologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra. Também é utilizado por alunos de graduação em TCCs, projetos de iniciação científica e de extensão, além de alunos de pós-graduação.

Além da pesquisa científica, o laboratório também apoia a execução de projetos de extensão da Geofísica e Geociências, oferecendo aos projetos a estrutura de um estúdio audiovisual móvel de pequeno porte, espaço para reuniões periódicas de planejamento, elaboração de materiais de divulgação e realização de entrevistas e podcast de divulgação científica. A unidade mantém cooperação científica com o Observatório Sismológico de Brasília e o Laboratório de Estudos da Litosfera, ambos da Universidade de Brasília (UnB).

Senado votará obrigatoriedade de abordagens femininas no currículo escolar

Anterior

Melhor não contar (?)

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários