0

A disputa foi acirrada, vencida por 22 X 19 votos. A eleição foi secreta, mas como em sociedade tudo se sabe, dou meu pitaco: Luis Cunha ganhou com os votos integrais do PDT, PV, G-8, PT, PMN, PSB, PPS e parte do PMDB – liderada pelo presidente da Alepa, deputado Domingos Juvenil. O PSDB e o PTB inteiros, e parte do PMDB – liderada pelo deputado Parsifal Pontes – votaram em André Dias. O ex-governador Simão Jatene, o deputado federal Zenaldo Coutinho e o chefe da Casa Civil, Everaldo Martins Filho, foram pessoalmente à Assembleia travar o jogo nos bastidores.


Filho de lavrador, Luís Cunha está exercendo seu quinto mandato na Assembléia Legislativa. Antes de entrar na vida política, foi bancário e professor em Augusto Corrêa, onde nasceu. Lá, foi secretário de Administração e Finanças, coordenou o Programa de Reforma Administrativa e articulou a implantação do ensino médio na rede municipal, bem como a do ensino fundamental nas principais vilas, no único exercício de prefeito da história de Augusto Corrêa aprovado à unanimidade pelo TCM.

Técnico em Contabilidade, graduado em Licenciatura Plena em Letras e pós- graduado em Gestão Pública, é líder e vice-presidente estadual do PDT.

Presidente da extinta Fterpa, recuperou 20 das 23 estações rodoviárias do Estado, triplicou a receita da autarquia e investiu na informatização de todo o setor administrativo da fundação, modernizando o órgão e criando seu primeiro projeto de responsabilidade social, o Guia dos Viajantes, destinado a meninos e meninas infratores, que alcançou excelentes resultados, com retorno dos adolescentes de rua às suas famílias e à escola, paralelamente ao aprendizado e exercício de um ofício.

Secretário de Estado de Administração, provou o poder transformador do seu trabalho e deixou sua marca de correção e competência, azeitando a máquina administrativa e zelando pelos legítimos interesses públicos parauaras.

Idealizador e presidente da Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará, autor do projeto que criou a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo, Luis Cunha se destaca como um dos mais assíduos, honrados e produtivos deputados estaduais. É membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e da Comissão de Educação, Cultura e Saúde, além de suplente na Comissão de Constituição e Justiça.



Presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Assembleia Legislativa do Pará, além de membro titular da Comissão de Trabalho e Segurança Pública e da Comissão de Constituição e Justiça. Foi 1º Secretário e Vice-Presidente do Parlamento Amazônico, do qual continua membro titular, integra a Confederação Parlamentar das Américas, e é membro da Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais.


Durante dois anos, foi relator do Orçamento Geral do Estado e da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Teve todas as suas gestões no poder Executivo aprovadas à unanimidade pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Convite

Anterior

Financiamento à navegação

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *