0

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Jesús Maria Cizzaurre Berdonces e nomeou Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo diocesano de Bragança (PA).

Dom Possidônio, conhecido também como Dom Cid, é o primeiro brasileiro e primeiro paraense nessa diocese desde que foi criada a prelazia e é sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, tendo merecido saudação especial da presidente do IHGP, Anaíza Vergolino, por sua nomeação.

O novo bispo diocesano de Bragança nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci, em Belém do Pará. Foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1978.

A partir de 1980, exerceu funções de pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém do Pará. Foi vice-diretor do Instituto de Pastoral Regional (IPAR); diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém (de 1994 a 1999); cerimoniário da arquidiocese de Belém (1989 a 2009); administrador diocesano da arquidiocese de Belém (2009-2010). Em 2004, vigário geral da arquidiocese de Belém e coordenador de Pastoral, até 2020.

Dom Possidônio exerceu ainda a função de assessor em diversos Encontros Interregionais da Igreja na Amazônia. Foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) da CNBB; participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília, 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a Repam (2014); membro da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019). Como colaborador ativo do Sínodo para a Amazônia, participou de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e, durante o Sínodo, da elaboração do Documento Final.

No dia 16 de março de 2022 foi nomeado pelo Papa Francisco bispo coadjutor da diocese de Bragança. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 23 de abril de 2022, e sua posse no dia 30 de abril de 2022. Agora, assumirá o governo pastoral da diocese.

No Marajó, prisão domiciliar para estuprador de criança

Anterior

Novos dirigentes da Justiça Federal no Pará

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *