O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil ativou nesta quarta-feira (4), o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte uma nova Organização Militar em Belém (PA), com propósito de contribuir para a aplicação do Poder Naval na área de jurisdição do Comando do 4° Distrito Naval. A cerimônia de ativação do GrEOpRibN foi realizada no complexo da Base Naval de Val de Cães, onde está localizada a nova OM, e contou com a presença do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, e do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.
O GrEOpRibN terá entre suas principais tarefas o preparo e o emprego de embarcações em Operações Ribeirinhas, Patrulha Naval e Inspeção Naval, por intermédio de suas lanchas de operações ribeirinhas blindadas e lanchas de ação rápida. A Marinha presta assistência às comunidades ribeirinhas, inspeciona embarcações, orienta e verifica o cumprimento da lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
O emprego conjunto dos meios do GrEOpRibN com tropas de fuzileiros navais e navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte irá proporcionar maior poder ofensivo e mobilidade, ampliando a capacidade de reconhecimento e garantindo a proteção dos meios navais envolvidos em operações ribeirinhas na Amazônia Oriental.
Comentários