0
 
“O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) sempre defendeu a liberdade de imprensa e de expressão, bem como o livre direito dos jornalistas em informar à população, o que de fato é de interesse público. Defendemos o olhar crítico da imprensa, livre e independente. 

Sendo assim, o Sindicato, por meio desta nota, vem expressar o mais sincero apoio à jornalista Franssinete Florenzano, que estará em audiência na manhã desta terça-feira, com a juíza Carmem de Castro Carvalho, titular da 10ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém, respondendo ao processo por danos morais, movido pelo ex-deputado Luiz Afonso Sefer. Ele alega que a jornalista veiculou violentas ofensas morais à sua pessoa, reiteradamente noticiando fatos inverídicos que maculam sua honra e o seu prestígio social. Os posts são de 2009 e 2010. 

Entretanto, Franssinete Florenzano, no estrito exercício regular do direito à informação e à liberdade de manifestação, apenas divulgou notícias de interesse público e fatos verídicos, atestados por autoridades do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia e constantes de sentenças judiciais. 

O Sinjor-PA contiua acompanhando o caso, e se coloca à inteira disposição de Franssinete Florenzano, e também de outros jornalistas vítimas deste tipo de tentativa de censura e criminalização do exercício profissional do Jornalismo, assim como de qualquer outra situação que agrida a categoria. Aproveitamos para convocar toda a opinião pública a também repudiar estes procedimentos antidemocráticos.”
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Os sinos da impunidade

Anterior

Notícias de um processo kafkiano

Próximo

Você pode gostar

Comentários