Quantas vezes você já abriu o Instagram ou o Facebook, e foi arrebatado pela propaganda de algum produto sobre o qual você acabou de falar?
Pois bem, as Big Techs não assumem, mas… Sim. Estamos sendo gravados praticamente o tempo todo. Os dispositivos eletrônicos que utilizamos possuem um controle de voz que fica em stand by, aguardando um “E aí, Siri” ou “Ok, Google”. Porém o que será que eles ouviram até receberem este comando de voz? A Alexa está lá sempre de prontidão para dar uma ajudinha, e até mesmo o controle remoto da Smart TV agora possui microfone embutido “apenas” para tornar nossa vida mais fácil.
A Cox Media Group, um conglomerado de empresas de marketing e mídia dos Estados Unidos, fez justamente o contrário das Big Techs. Ao final de 2023 ela publicou uma matéria afirmando que eles mesmos utilizam os dados de voz capturados para direcionar publicidade EXATAMENTE de acordo com o que o usuário procura. [ link : https://www.404media.co/cmg-cox-media-actually-listening-to-phones-smartspeakers-for-ads-marketing/ ]
Então quando você está querendo comprar um carrinho de bebê, um tênis, ou trocar de carro, enfim. Muito provavelmente algumas opções serão oferecidas nos aplicativos do celular.
Mas como isso funciona? Isso é legal?
Primeiramente vale ressaltar que isso funciona porque você mesmo permitiu. Isso mesmo. Os Apps que fazem uso da função de escuta, sempre pedem o consentimento para ativar, e comumente a gente sai autorizando tudo sem nem perceber e até mesmo sem ler os termos e condições. Então, ok. É legal, e nós quem autorizamos.
E o que dizem as big techs?
Sobre a matéria publicada pela Cox Media Grupo, a Apple afirma que a Siri, sua assistente de voz, não é utilizada para personalizar anúncios aos seus usuários e que os dados nunca serão vendidos. Além disso, a fabricante lembra que, a partir do iOS14, é exibido um ícone indicando quando a câmera ou o microfone estão sendo usados. [ link https://variety.com/2023/digital/news/active-listening-marketers-smartphones-ad-targeting-cox-media-group-1235841007/ ]
Na mesma reportagem, a Google disse que durante anos impediu que aplicativos coletassem áudio quando não estivessem sendo usados ativamente, e que também exibe um ícone destacando o microfone quando ele está ativo.
Como eu consigo desativar?
Se você quiser desabilitar a função de escuta saiba que é possível, mas você precisa ter em mente os aplicativos que precisam do microfone (como o WhatsApp, por exemplo) para que não passe por algum transtorno. Então colocamos abaixo um pequeno manual, caso você queira desativar em seu aparelho celular. Vale ressaltar que o processo pode variar de acordo com o seu telefone ou com a versão do sistema operacional.
- iPhone
Aos usuários de iPhone, é necessário desativar totalmente a Siri, e depois as permissões do microfone dos Apps.
Para desativar a Siri:
- Acesse Ajustes > Siri e Busca
- Desativar as opções “Ouvir ‘E aí Siri’” e “Pressionar Botão Lateral para Siri”
- Toque em Desativar Siri na mensagem que aparecer na tela
Para desativar o microfone dos aplicativos:
- Acessar Ajustes
- Ir em Privacidade e Segurança
- Escolher Microfone
- Então serão listados todos os aplicativos que têm acesso ao seu microfone. Basta desativar o botão ao lado de cada App.
- Android
No Samsung ou demais aparelhos Android, é também necessário fazer as duas etapas.
Para desativar o Google Assistente:
- Acessar Configurações > Google
- Configurações de Apps do Google > Pesquisa, Assistente e Voz
- Voz > Voice Match e então desative o “Ok, Google”
Para desativar o microfone dos aplicativos:
- Acessar Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos
- Escolher os aplicativos que terão o microfone desativado
- Permissões do App > Microfone
Clicar em Não permitir
Comentários